Cidades

Orquídeas embelezarão a cidade

Projeto do Jardim Botânico já plantou 1,9 mil mudas de espécies nativas do cerrado em quatro quadras no fim da Asa Sul. Em outubro, as flores embelezarão o Parque da Cidade

postado em 08/06/2010 07:55
No Laboratório de Reprodução do Jardim Botânico, há 100 mil mudasPor enquanto, elas passam despercebidas. Estão miúdas, amarradas com barbante a troncos. Mas, daqui a um ano, as árvores que contornam as quadras 316, 315, 116 e 115 da Asa Sul ficarão mais coloridas. É quando devem desabrochar as flores de 1,9 mil mudas de orquídeas(1) plantadas por meio do projeto Orquídeas do Cerrado nas Quadras. A iniciativa que embelezará a capital se deve aos esforços da engenheira floresta Lílian Breda, gerente de Manejo de Recursos Naturais do Jardim Botânico de Brasília. Em outubro, ela começa o trabalho no Parque da Cidades, espalhando pela reserva do cerrado 8 mil mudas da planta.

Em 2007, quando chegou ao Jardim Botânico, Lílian achou estranho que no local existissem tantas mudas de orquídea sem finalidade específica. Notou que, em meio a muitas espécies exóticas, havia espécies nativas do cerrado, como a Cattleya bicolor e a Cattleya walkeriana, que poderiam ser reinseridas na natureza. Melhor: elas poderiam enfeitar Brasília e, ao mesmo tempo, ficar bem longe do perigo de extinção. ;Como o cerrado não é um bioma considerado patrimônio nacional, como a Mata Atlântica, ele está sendo desmatado muito rapidamente. Por isso, espécies como essas orquídeas podem desaparecer;, alerta.

Lílian Breda, idealizadora da iniciativa, posiciona a planta em um tronco de árvore: Lílian, que até então não era especialista em orquídeas, comprou a briga. Obteve suporte do Jardim Botânico, mas teve de ir à luta para conseguir os recursos necessários para materializar a ideia. Com o projeto pronto, em 2009, Lílian foi ao Congresso Nacional pedir ajuda a deputados e senadores. ;Acho que me encontrei com uns 50 políticos antes de conseguir alguma coisa. Eles prometiam tudo, mas, na hora de cumprir, nunca saía nada;, lembra. A engenheira florestal não desanimou e recebeu apoio do deputado federal Jofran Frejat (PR-DF). ;Ela chegou meio acanhada, Eu me vi na pele dela, lembrei de quando comecei e também precisei que alguém me escutasse e decidisse me ajudar. Além disso, ela teve uma boa ideia;, conta o deputado.

Com duas emendas parlamentares, o projeto recebeu R$ 200 mil. Lílian e mais três funcionários começaram a replantar as orquídeas, produzidas in vitro, em fevereiro e só terminaram em abril, período ideal para a adaptação das mudas por causa da chuva. Os locais foram determinados pelo Departamento de Parques e Jardins da Novacap. ;Essas árvores nunca são derrubadas, só podadas;, explica Lílian. Hoje, o Laboratório de Reprodução do Jardim Botânico tem 100 mil mudas de 14 espécies de orquídeas. ;Nosso projeto pode ter desdobramentos enormes. Esperamos que sirva de incentivo para outras iniciativas;, avalia Jeanitto Gentilini, diretor do Jardim Botânico. ;Por mim, colocaríamos orquídeas na cidade toda;, almeja Lilían.

1 - PaciênciaCattleya bicolor é uma das espécies que vão florir nas quadras
O processo de crescimento das orquídeas é demorado. Com um ano de idade, a orquídea não é nada além de pequenas folhas. Para ter uma ideia, as mudas de orquídea das espécies que foram colocadas nas quadras já têm entre seis e sete anos e devem florir pela primeira vez quando completarem o oitavo ano. O longo período de cuidados até a floração é um dos motivos pelos quais as plantas com flores são vendidas a preços altos.

O número
8 mil

Quantidade de mudas de orquídea a serem plantadas no Parque da Cidade

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação