postado em 09/06/2010 07:00
Após duas edições no topo do ranking nacional, a Universidade de Brasília caiu para a sexta posição entre as mais de 800 instituições de ensino superior que tiveram alunos aprovados no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado entre 17 de janeiro e 18 de abril. Dos 47 participantes da UnB, 34 foram aprovados nas duas etapas, o equivalente a 72,34%. Nas provas anteriores, a universidade obteve 94% e 97,2% de aprovação. Os cinco melhores desempenhos foram da Universidade Federal de Sergipe (80%), seguida das federais da Paraíba (75,36%), Rio Grande do Norte (75%), Paraná (74,49%) e São Paulo (73,13%). (Veja quadro)Apesar disso, a UnB continuou na dianteira entre as 15 instituições de ensino do Distrito Federal inscritas no terceiro exame de 2009. Obrigatórias para os bacharéis que pretendem exercer advocacia, as provas ocorrem três vezes ao ano, agora de forma unificada em todo o país. Para Ana Frasão, diretora da Faculdade de Direito da UnB, a queda não significa perda na qualidade do ensino e nem é tida como uma preocupação. ;Um exame como esse é cirscunstancial, sujeito a uma série de variáveis. Como recebemos um número muito grande de alunos transferidos, nem sempre conseguimos um público muito homogêneo e isso deve ser levado em consideração;, observa a diretora.
Prestes a terminar o curso, o estudante João Telésforo, 22 anos, aprova a bagagem acadêmica da federal. Embora sinta um pouco de receio, afirma que é natural passar na prova da Ordem. O alto padrão da universidade é exaltado pelo ex-aluno da UnB e aprovado no último exame de ordem, o bacharel em direito Gustavo Capela, 24 anos. `Apesar de ter caído no ranking nacional, a UnB ainda tem um rendimento de quase três vezes mais do que as particulares no DF.` Ele lembra ainda que essa foi a primeira prova sem consulta a livros e, com o cancelamento da segunda fase pela fraude, alguns estudantes não compareceram porque estavam com viagem marcada.
Particulares
O Centro Universitário de Brasília (UniCeub) aparece na classificação logo após a UnB, com o melhor desempenho entre as instituições de ensino privado no DF e no Centro-Oeste. Ao todo, 26,67% (192) dos 720 ex-alunos foram aprovados na segunda fase do exame, composta por prova escrita. UDF, Facitec e Iesb ficaram com 25,71%, 25% e 21,02% de aprovação, respectivamente. A coordenadora Lilian Rocha, da pós-graduação de direito do Uniceub, está satisfeita com o resultado da faculdade, mas admite que ainda há muito o que melhorar. Ela é criadora do projeto Saber direito, cujo objetivo é melhorar a formação dos alunos para o exame de ordem e concursos, reforçando matérias importantes.
Na outra ponta da tabela de instituições com mais de 20 inscritos no DF, está o Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan). Apenas 8,43% (7) dos 83 inscritos conseguiram aprovação no último exame de ordem. A justificativa do coordenador do curso de direito, Sinval Lucas de Souza Filho, é de que a turma que participou das provas veio transferida de outras faculdades no penúltimo semestre da graduação e que a Iesplan não pôde garantir a formação desses alunos.
GREVE DOS SERVIDORES
Cerca de 300 servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, na manhã de ontem, em assembléia na Praça Chico Mendes pela continuidade da greve. O movimento do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) já dura 90 dias. Enquanto isso, os estudantes continuam sem acesso à biblioteca e ao Restaurante Universitário, alguns dos serviços que seguem paralisados. Além da continuidade da greve, os servidores aprovaram ainda a realização de um ato para pressionar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a apreciarem um mandado de segurança que trata do pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP) para os técnicos. A URP é o pivô da greve e foi questionada, inicialmente, pelo Ministério do Planejamento. A manifestação foi marcada para amanhã e será realizada em frente ao prédio do STF. O Supremo informou, no entanto, que o mandado de segurança que deve garantir ou acabar com o pagamento da URP ainda não tem data para ser votado. A próxima assembléia da categoria será realizada amanhã.
Ranking
Nacional
1 - Universidade Federal de Sergipe
2 - Universidade Federal da Paraíba
3 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
4 - Universidade Federal do Paraná
5 - Universidade de São Paulo
6 - Universidade de Brasília
7 - Universidade Federal do Piauí
8 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
9 - Universidade Federal de Santa Catarina
10 - Escola de Direito de São Paulo
No DF
1 - Universidade de Brasília
2 - Centro Universitário de Brasília (UniCeub)
3 - Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
4 - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec)
5 - Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb)
6 - Universidade Católica de Brasília
7 - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac)
8 - Faculdades Integradas Upis
9 - Faculdade Projeção
10 - Universidade Paulista (Unip)
11 - Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro)
12 - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan)
13 - Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central (Jurplac)
14 - Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan)
15 - Faculdade Processus (PFD)