Cidades

Operação Choque de Ordem apreende 13.469 CDs e DVDs piratas em Planaltina

postado em 09/06/2010 17:20

Durante a operação 13 pessoas foram presasPor volta de 13.469 produtos piratas, entre CDs e DVDs, foram apreendidos e 13 pessoas detidas em flagrante. Esse foi o saldo da Operação Choque de Ordem, realizada na tarde desta quarta-feira (9/6) no centro de Planaltina-DF. A ação da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), em parceria com policiais civis e militares, tinha como objetivo principal o combate à pirataria.

Dos 13 detidos, nove são acusados de vender CDs e DVDs falsificados e podem pegar de três meses a quatro anos de prisão. Segundo o capitão Dalmir Caixeta, coordenador da operação, os acusados revendem a mercadoria. "Eles são apenas a ponta da linha, precisamos encontrar o verdadeiro falsificador", conta.

De acordo com a assessora de imprensa Érica Marques, da Seops, uma vendedora que estava na feira local também foi presa. "Ela alega que comprou os DVDs originais de uma locadora que fechou, mas ainda não apresentou nota fiscal dos produtos", afirma Érica. Alguns discos ainda estavam na capa com o logotipo da locadora. O material foi enviado à perícia. Se os DVDs forem mesmo originais, a vendedora será liberada.

No interior de um carro, um GM Kadet, os policiais encontraram cerca de 500 DVDs piratas, um notebook, equipamentos de cópia e um facão. Ainda não foi possível identificar o dono das peças.

Sem identificação

Durante a operação, também foram presos três guardadores de veículos que trabalhavam no local sem crachá e colete. Caso não tenham antecedentes criminais, serão orientados a fazer um curso de capacitação profissional. "Vão assinar um termo circunstancial, e ficaremos de olho", diz Caixeta.

Continuidade

Ações semelhantes devem se repetir em todo o DF. "Primeiro verificamos a situação no local para que possamos nos organizar e planejar como e onde ocorrerão novas operações", diz Érica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação