Cidades

Hemocentro realiza campanha para a doação de medula óssea neste sábado

postado em 10/06/2010 17:17

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) vai realizar, neste sábado (12/6), uma campanha para a doação de medula óssea. Quem quer ajudar, mas não sabe como, basta ir até o shopping Conjunto Nacional, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, na Ala Sul do primeiro piso, onde será feito o cadastramento de doadores, das 10h às 17h. Esta é a primeira vez que um estabelecimento comercial participa do ciclo de cadastramento, que deverá percorrer outros locais do Distrito Federal.

Para se cadastrar, é preciso apresentar a identidade, o cadastro de pessoas física (CPF), ter entre 18 e 55 anos e não ser portador de doenças infecto contagiosas. De acordo com a a chefe do setor de captação de doadores do Hemocentro, Verônica Andrade, o evento acontecerá, também, no dia 19 deste mês no shopping. O cadastro também pode ser feito no próprio Hemocentro, localizado na quadra 3 do Setor Médico Hospitalar Norte, próximo ao shopping Liberty Mall, das 7h às 18h.

Verônica explica que após a realização do cadastro será coletado 10 ml de sangue do doador de médula óssea. O sangue será examinado para verificar a carga genética. Depois, o resultado é encaminhado ao Cadastro Nacional de Doadores de Médula Óssea (Redome) no Instituto do Câncer (Inca) do Rio de Janeiro, onde é feito um levantamento e um cruzamento de dados, que identifica possíveis compatibilidades com pacientes.

Caso seja apresentada uma compatibilidade, outro exame é feito com a quantidade de sangue coletada anteriormente, além de testes neurológicos. Se o voluntário passar nos exames, já está apto para fazer o transplante de médula.

Segundo a chefe do setor de captação de doadores do Hemocentro, a realização do transplante é simples. "A pessoa se recupera em pouco tempo e tem todo o auxílio de especialistas. A médula óssea, por exemplo, demora menos de 15 dias para se recompor", explica.

Cadastro


No Hemocentro, desde 2008, já existem 8.719 pessoas cadastradas. No restante do Distrito Federal, o número atinge, aproximadamente, 16 mil. Segundo Verônica, é importante ressaltar que cerca de 2 mil pacientes estão na fila de espera por um transplante. "Por esse motivo e por causa da dificuldade de compatibilidade é importante que o número de cadastradados aumente", explica.

Em relação à dificuldade de compatibilidade, Verônica afirma que isso acontece, principalmente, no Brasil por causa da grande miscigenação da população. "A cada 100 mil doadores, um é identificado como compatível. Por isso, quanto mais pessoas se cadastram, maior a chance de salvar uma vida.", completa.

Verônica ressalta que é extremamente importante que as pessoas entendam que o transplante já é o último recurso do paciente: "ele não tem mais chances com remédios. A única chance de sobrevivência é o transplante".

Além disso, ela lembra que é preciso estar atento às atualizações de cadastro, que podem ser feitas por e-mail (redome@inca.gov.br), telefone (Oxx21 3970.4100) ou em qualquer Hemocentro.

Parcerias
O Distrito Federal vem avançando neste tipo de tratamento, entretanto, Verônica Andrade diz que é sempre importante o apoio de mais pessoas. "Já estamos em contato com dois outros shoppings, que já se comprometeram a participar da campanha", afirma. Para ela, é importante realizar a campanha nestes estabelecimentos porque é um ponto de grande circulação da população e de fácil acesso.

Verônica ainda aproveita para convocar outras entidades públicas e privadas e instituições para participar da campanha. Os interessados podem entrar em contato com o setor de captação, pelo telefone 3327.1020 e agendar treinamentos, coletas ou recepção de doadores. "O Hemocentro está de portas abertas e aguardando contatos", finaliza.

Serviço

Data: 12/06 e 19/06

Local: Ala Sul do primeiro piso do Conjunto Nacional

Horário: 10h às 17h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação