Cidades

Amanhã será dia de combater a pólio

postado em 11/06/2010 07:00
Todos os meninos e meninas com menos de cinco anos de idade devem ser vacinados, amanhã, contra a poliomielite. O mal, que começa com uma simples febre e pode levar à paralisação de membros do corpo, está erradicado no Brasil, mas, para manter o país livre da doença, é preciso renovar anualmente as doses de crianças nessa faixa etária. O Ministério da Saúde estima vacinar 14 milhões de meninos e meninas e a imunização é feita em duas etapas. Os pais ou responsáveis que forem aos postos de saúde amanhã não podem se esquecer de que a segunda e última dose do ano será aplicada em 14 de agosto.

No Distrito Federal, a intenção da Secretaria de Saúde é proteger, pelo menos, 210 mil crianças, número que corresponde a 95% do total da população infantil nessa faixa etária. ;Mas temos tradição de ultrapassar 100% de imunização, já que recebemos crianças do Entorno;, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Allan Kardec. E em ano de Copa do Mundo, até o Zé Gotinha, tradicional garoto-propaganda da campanha, está vestido nas cores verde e amarela. O slogan adotado este ano é: ;Vacinou, é gol!”. Para combater a doença, basta engolir as duas gotinhas da vacina.

De acordo com Kardec, a população de mais idade foi imunizada durante a infância, por isso o foco da campanha está centrado nos pequenos. ;Quando você protege as crianças menores, protege junto as de mais idade e todos que convivem com elas;, explica. A vacina estará disponível em 351 pontos diferentes do DF, entre centros e postos de saúde, hospitais, escolas, supermercados, shoppings e postos volantes. A operação envolverá 2.550 servidores da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar e do Detran.

Aproveitando a força-tarefa para imunizar a meninada, o Ministério da Saúde decidiu oferecer, enquanto houver estoque, a vacina contra a gripe H1N1 (1)a crianças entre 2 e 4 anos, adultos entre 30 e 39 anos e gestantes. O intuito é imunizar o máximo de pessoas nessas faixas etárias, já que a procura pelas vacinas foi abaixo do esperado. Nesse caso, a vacina poderá ser aplicada somente em centros e postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os pais devem levar os cartões de vacinação das crianças para normalizar pendências.

1 - Influenza A
Após tomar qualquer vacina, o organismo leva cerca de 14 dias para estar protegido. No caso da imunização contra a gripe H1N1, crianças precisam tomar metade de uma dose em duas aplicações diferentes. A segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação