postado em 11/06/2010 12:05
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) faz uma operação de varredura, nesta manhã de sexta-feira (11/06), na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), nas margens da BR-450. A operação já recolheu materiais em cinco pontos de venda da região. O objetivo é remover produtos vendidos por ambulantes sem a devida autorização. A intensificação é motivada pelo início da Copa do Mundo, responsável pelo aumento da venda de camisetas da seleção, bandeirinhas e produtos relacionado ao mundial.Camisas da seleção, bandeirinhas, produtos da Copa, casinhas de cachorro, saco de lixo e frutas estão entre as mercadorias recolhidas na EPIA. A Agefis recolhe os materiais por não possuírem um alvará, que autorize a atividade econômica desses produtos em áreas públicas. Depois de apreendidos, eles são enviados ao galpão da Agefis, apenas os alimentos são encaminhados para doações. O proprietário pode pegar o produto em até 30 dias se apresentar nota fiscal e mediante o pagamento de multa, que varia de R$ 500 a R$ 1 mil, dependendo do produto e da área onde era vendido.
A operação que começou na EPIA, deve seguir ao longo do dia até o Núcleo Bandeirante e o Park Way. Cinco agentes de fiscalização da Agefis, policiais militares, servidores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e mais oito integrantes de apoio participam da varredura. Além disso, quatro carros e duas viaturas estão no local para auxiliar no recolhimento dos materiais.
De acordo com o diretor geral adjunto, Gleiston Marcos de Paula, além de ser uma atividade ilegal, a venda traz riscos aos motoristas que, ao parar, podem causar um acidente na via. "Infelizmente a Agefis não tem poder de punir os ambulantes", explica. Ele alerta aos vendedores também que, mesmo assim, não adianta tentar diblar a fiscalização. "Estamos sempre passando por aqui, já que é o maior ponto de vendas do DF", afirma.