postado em 12/06/2010 19:11

O percentual de 95% é o esperado nos parâmetros exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e, em geral, é atingido e até superado no DF, que não registra casos de paralisia infantil desde 1987. No país, o último registro da doença ocorreu em 1989.
Gripe H1N1
A Secretaria de Saúde do DF aproveitou a campanha contra a poliomielite para vacinar crianças de 2 a 4 anos contra a gripe A (H1N1). A imunização para a faixa etária começou há três semanas, mas só 24% das crianças foram vacinadas, percentual distante da meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo Allan Kardec, a vacinação continuará à disposição na rede de saúde local até que o percentual seja alcançado.
Números do Brasil
O balanço parcial nacional aponta que pelo menos 6,5 milhões de crianças foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A estimativa não inclui boa parte dos imunizados em estados que tiveram problemas pontuais na coleta de informações ou que ainda estão atualizando os dados.
Segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carmem Osterno, a quantidade de crianças imunizadas em todo o Brasil foi maior, mas como alguns estados deixam pra computar dados apenas depois do término da vacinação, o número registrado apresenta baixa. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informa que municípios paranaenses tiveram problemas no acesso à internet e, por isso, não digitalizaram os dados.
115 mil postos
Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina. No total, 115 mil postos abriram para proteger a criançada. A vacinação mobilizou 350 mil pessoas em todo o País. Foram investidos R$ 40,9 milhões na campanha. A segunda dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.