Cidades

Campanha contra poliomielite teve resultado abaixo do esperado em Brasília

postado em 12/06/2010 19:11
O boneco Zé Gotinha é cercado por crianças, durante Campanha de vacinação contra Poliomielite e H1N1A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, teve resultado abaixo do esperado em Brasília. Segundo balanço parcial do Ministério de Saúde, 148.711 menores de cinco anos foram imunizados nesta primeira etapa, realizada entre 8h e 17h deste sábado (12/6). O número corresponde apenas a 67,26% da meta, que era de 95% (210 mil crianças)

O percentual de 95% é o esperado nos parâmetros exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e, em geral, é atingido e até superado no DF, que não registra casos de paralisia infantil desde 1987. No país, o último registro da doença ocorreu em 1989.

Gripe H1N1
A Secretaria de Saúde do DF aproveitou a campanha contra a poliomielite para vacinar crianças de 2 a 4 anos contra a gripe A (H1N1). A imunização para a faixa etária começou há três semanas, mas só 24% das crianças foram vacinadas, percentual distante da meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo Allan Kardec, a vacinação continuará à disposição na rede de saúde local até que o percentual seja alcançado.

Números do Brasil
O balanço parcial nacional aponta que pelo menos 6,5 milhões de crianças foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A estimativa não inclui boa parte dos imunizados em estados que tiveram problemas pontuais na coleta de informações ou que ainda estão atualizando os dados.

Segundo a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carmem Osterno, a quantidade de crianças imunizadas em todo o Brasil foi maior, mas como alguns estados deixam pra computar dados apenas depois do término da vacinação, o número registrado apresenta baixa. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informa que municípios paranaenses tiveram problemas no acesso à internet e, por isso, não digitalizaram os dados.

115 mil postos
Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina. No total, 115 mil postos abriram para proteger a criançada. A vacinação mobilizou 350 mil pessoas em todo o País. Foram investidos R$ 40,9 milhões na campanha. A segunda dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação