postado em 15/06/2010 13:10
O Tribunal do Júri de Brasília condenou a 24 anos de prisão Marcelo Rodrigues Moreira, pelo assassinato de sua ex-mulher, Ana Paula Mendes de Moura em dezembro de 2008. O julgamento começou às 9h desta segunda-feira (15/6) e terminou às 22h30. O crime teria sido ocasionado pelo término do relacionamento de oito anos do casal. Ana Paula foi morta a facadas no horário de almoço, no restaurante onde trabalhava. Marcelo foi preso em flagrante, e continuará na prisão, porque não poderá recorrer da condenação em liberdade.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), cinco testemunhas foram ouvidas contra o réu e outras duas a favor. As testemunhas de acusação foram unânimes e ressaltaram que o casal vivia um casamento conturbado. Ana teria registrado quatro boletins de ocorrência contra o ex-marido.
Segundo informações do TJDF, os advogados de Marcelo Moreira tentaram desqualificar o crime para lesão corporal seguida de morte. Além disso, disseram que o acusado agiu por violenta emoção, pois teria sido provocado pela vítima.
Porém, o Conselho de Sentença entendeu que Marcelo agiu com a intenção de matar. O júri não aceitou as alegações da defesa e aceitou as qualificadoras do Ministério Público de que o reú não aceitou o fim do relacionamento, agiu de forma rápida, sem dar qualquer chance de reação à vítima.
O juíz destacou que o crime foi premeditado. Além disso, por Marcelo ter descumprido a ordem judicial que determinava que ele mantivesse distância da ex-mulher, resultou no aumento da pena.