Cidades

Africanos conhecem tecnologias adotadas na área rural do DF

postado em 15/06/2010 20:35
Nesta quarta-feira (16/6), uma comitiva de 29 africanos, de 16 países, visitará os núcleos rurais Jardim, Taquara e Pipiripau. A atividade faz parte do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Integração Brasil-África: Superação da Pobreza e Desenvolvimento Rural Sustentável, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é mostrar os resultados alcançados por meio do trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater-DF, que acompanha, orienta e capacita os produtores e suas famílias.

No encontro, promovido e coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE) e Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), serão apresentadas as tecnologias adotadas por agricultores familiares do DF, que promoveram o desenvolvimento social dessas regiões.

Serão dois grupos, um de língua inglesa e outra francesa. O primeiro visitará o núcleo rural Jardim e o segundo as regiões de Taquara e Pipiripau. A programação será das 8h às 16h30, com visitas a diversas propriedades e cooperativas.

No Jardim, os africanos conhecerão ações de apoio à comercialização de leite, melhoramento genético e alimentar de rebanho, bem como tecnologias de irrigação por gotejamento, fertirrigação e a produção de variedades de hortaliças apropriadas à região.

Em Taquara e Piripipau, serão apresentadas aos visitantes o cultivo protegido, a irrigação por gotejamento e um exemplo de comercialização diferenciada, com a rastreabilidade dos produtos.

As visitas são direcionadas a agentes de Ater, gestores de políticas públicas voltadas para o meio rural, líderes comunitários rurais e agricultores que atuam como agentes de desenvolvimento rural de países africanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação