Cidades

Frio aumenta possibilidade de contrair doenças respiratórias

postado em 16/06/2010 10:20
Os últimos dias têm sido de frio intenso para os brasilienses. Na manhã de terça-feira, os termômetros da capital registraram 9,4;C entre as 5h e as 6h, a menor temperatura do ano. E é preciso ficar atento: médicos alertam que as baixas temperaturas dessa época do ano aumentam a possibilidade de contrair doenças respiratórias.

De acordo com o chefe do Núcleo de Doenças Imonupreviníveis da Secretaria de Saúde, Dr. Ricardo Marins, além da gripe comum, o frio faz crescer as chances de contrair o vírus H1N1. Para Marins, a maior incidência está diretamente relacionado ao inverno, por conta do comportamento da população. ;Com a aglomeração das pessoas e os espaços mais fechados, pode facilitar a transmissão do vírus. Além disso, a via respiratória fica mais suscetível com o tempo seco e frio;, explica.

Para se prevenir contra as doenças, Marins explica que é preciso se conscientizar sobre cuidados importantes que podem ser tomados. ;O primeiro passo é tomar a vacina de prevenção da H1N1. Quem tomou não ficará doente;, afirma. Ele alerta ainda que todas as pessoas que tiverem sintomas devem procurar um médico. ;Um dos principais meios de contaminação são os ambientes fechados, de trabalho e escola, e o uso comum de telefone, maçanetas e outros objetos;, explica.

O período para tomar a vacina e se proteger contra a gripe H1N1 já terminou. No entanto, os postos ainda imunizam apenas dois grupos especiais. Crianças entre 2 e 5 anos e os adultos entre 30 e 39 podem procurar o posto de saúde para se proteger. ;Esses grupos têm vacina, pois ainda não atingiram os níveis de imunização;, explica Marins.

Outras doenças
Nessa época, não aumentam apenas os casos de gripe. Segundo Dr. Ricardo Marins, casos de meningite, pneumonia, sinusite, faringite, amidalite e asma também costumam ocorrer com mais frequência. Os motivos são os mesmos: aglomeração, ambientes fechados, tempo frio e seco. Para prevenir essas enfermidades, alguns cuidados devem ser tomados.

Dicas de prevenção
- Pessoas com sintomas devem procurar imediatamente o médico;
- Evitar ir ao trabalho/escola doente para não contaminar os outros;
- Lavagem intensa das mãos;
- Evite contato com pacientes de risco, como idosos e crianças;
- Use máscara no rosto quando estiver em ambientes fechados;
- Beba bastante líquido;
- Não se automedicar, principalmente com antibióticos, pois o uso errado pode atrapalhar no tratamento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação