Cidades

Simulação do Corpo de Bombeiros esvazia Pátio Brasil nesta quarta-feira

postado em 16/06/2010 12:08
Uma simulação de vazamento de gás paralisou as atividades do shopping Pátio Brasil na manhã desta quarta-feira (16/6). Por volta das 9h30, o prédio foi evacuado por cerca de 20 minutos. Com a ação, que mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, a via entre o shopping e o Setor Hoteleiro foi interditada, mas não houve congestionamento.

Cerca de 30 militares atuaram na simulação. Na cena, o Corpo de Bombeiros precisou evacuar o shopping, retirar um voluntário representou uma vítima, e realizar os primeiros-socorros. Os brigadistas que trabalham no estabelecimento também participaram da simulação. Para esvaziar o prédio, foram necessários dez minutos. Por segurança, a via lateral do Pátio Brasil ficou fechada durante a ação. ;Esse é um padrão comum usado para evitar acidentes, e facilitar o acesso ao socorro;, explica o coronel Reginaldo, da Defesa Civil.

Segundo Reginaldo, a Defesa Civil tem o papel de observar a simulação. Para ele, a atuação foi eficiente, e retratou uma situação real de emergência. De acordo com ele, essa é uma iniciativa comum no shopping, feita para ensinar os funcionários a lidar com uma emergência.

O tenente-coronel Amilton Santos, comandante do 1; Batalhão do Corpo de Bombeiros, afirmou que essa é uma ação feita para treinar as pessoas em casos de situações reais. ;O objetivo também é treinar os bombeiros, e conhecer as edificações;, analisa. Nesse ano, já foram realizadas simulações em todos os locais da Esplanada dos Ministérios, Senado Federal, Teatro Nacional e Banco Central. Ainda segundo Santos, muitas pessoas resistem em sair dos prédios, mas a população precisa se conscientizar da importância dessa iniciativa.

O gerente de marketing do Pátio Brasil, Renato Horne, afirma que a iniciativa é solicitada pelo próprio shopping, que visa manter uma política de segurança para consumidores e funcionários. ;A simulação ocorreu para preparar o público interno em casos emergenciais;, explica. Para ele, é importante que todos saibam como agir durante situações de risco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação