Cidades

Promotoria do Paranoá vai oferecer palestras a envolvidos em acidentes de trânsito

postado em 16/06/2010 15:56

A Promotoria de Justiça do Paranoá deverá firmar uma parceria com a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF. O objetivo é organizar palestras para conscientizar pessoas envolvidas em acidentes de trânsito na região do Paranoá e Itapoã.

De acordo com o promotor de Justiça, Delson Luiz Bastos Serro, a ideia é utilizar o encontro como uma das medidas que possam ser aplicadas a pessoas que respondem processo por esse tipo de penalidade.

Segundo Delson, a intenção é que toda primeira quarta-feira dos meses do segundo semestre haja uma palestra, ministrada por agentes do Detran, na própria sede da Promotoria. A expectativa é de que a primeira aconteça no dia 4 de agosto, de 9h às 11h30. "Essa é uma ideia antiga dos promotores e deve ser colocada adiante. Não é novidade para ninguém que o trânsito precisa de novas medidas para melhorar", explica.

O promotor também ressalta que, na maioria das vezes, é feito apenas a repressão do crime. "É preciso tomar medidas legais, mas é necessário conscientizar as pessoas também", declara.

Além disso, Delson afirma que essa série de palestras irá atingir mais pessoas. "Antes era oferecido o curso de direção defensiva, mas temos casos de infratores que nem carteira de habilitação possuem. Então, dessa forma, irá abrangir mais pessoas", diz.

Segundo o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja, os dois órgãos ainda definem o cronograma oficial que deverá ser formalizado até o final desta semana.

Punição
De acordo com o promotor Delson Serro, essa será mais uma medida que deve ser cumprida por aqueles que respondem a um processo relacionado a acidentes de trânsito. "As medidas são aplicadas para que as pessoas não precisem responder ao processo ou cumprir uma pena. Mas isso é apenas para aqueles que se envolveram pela primeira vez", explica.

Porém, Delson garante que isso não é uma substituição de pena. "A pessoa ainda será penalizada, contudo, será feito de outra forma. Há sempre uma audiência de suspensão ou transação, onde fica decidido que a pessoa deve participar, obrigatoriamente, das palestras e cumprir as prestações de serviços à comunidade", determina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação