Cidades

Secretaria de Saúde afirma que casos de dengue diminuíram drasticamente

postado em 16/06/2010 16:54
Os casos de dengue diminuíram drasticamente no último mês. Os números da Secretaria de Saúde do DF mostram que, na última semana, os casos confirmados caíram de 47, da semana passada, para um. O infectologista Dalcy Albuquerque, do núcleo de controle de endemias da secretaria, explica que um dos principais fatores para a queda é a mudança climática. "No período de chuvas, a tendência é que os casos aumentem".

Do início desse ano até hoje, a região administrativa mais afetada pela doença foi Planaltina, com 3.760 casos. O Setor de Industria e Abastecimento (SIA) não teve casos registrados. Dalcy Albuquerque conta, ainda, que o número de pessoas infectadas depende das condições de moradia. "Não está ligado à renda familiar, mas às condições de saneamento e abastecimento de água, como tonéis". As campanhas promovidas pela Secretaria de Saúde também ajudaram a diminuir os casos de dengue confirmados no DF, segundo o infectologista.

Situação crítica
No início desde ano, os casos confirmados da doença tiveram um aumento maior que o esperado. "A situação ficou crítica no mês de março, os casos devem ser controlados para que no mesmo período do ano que vem não aumentem tanto", comenta Dalcy Albuquerque.

Ele explica que no início do ano que vem o número de casos deve voltar a subir, por conta das chuvas. Neste ano, 14 mortes foram investigadas e seis confirmadas como dengue. O caso de um morador de Águas Lindas (GO) ainda é avaliado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação