postado em 16/06/2010 20:52
A Copa do Mundo começou para o Brasil. Trânsito, folga e até feriados improvisados foram a realidade de muita gente. Pensando nisso, a Polícia Militar se mobilizou e começou uma série de ações setorizadas durante o dia primeiro jogo da Seleção Brasileira na competição (15/6).As ações, batizadas de Operação Apolo, tiveram objetivos diversos nas diferentes cidades, desde coibir tráfico de drogas, roubos e furtos, até realizar fiscalização de trânsito. A operação teve início às 16h da terça (15) e terminou às 2h de quarta-feira(16/6).
Ao todo cinco armas de fogo foram apreendidas; 66 pessoas foram presas por diversos crimes (entre eles tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de roubo e embriaguez ao volante); 2,2 kg de maconha, 100 latas de merla e R$ 1.200 foram recolhidos com traficantes e 82 autos de notificação, sendo 61 por embriaguez foram emitidos. De acordo com os policiais, as operações devem continuar para os próximos jogos.
Enquanto o Brasil joga
Com as atenções voltadas para as partidas na África do Sul, muitas brechas se abrem para criminosos oportunistas. Começava o segundo tempo às 16h40, quando, no conjunto K da QNN 05, Ceilândia Norte, um jovem de 18 anos foi preso com 1,2 kg de maconha e mais de mil reais em notas de baixo valor, um indício de tráfico.
Saiu o primeiro gol. Chegando a notícia do segundo, os policias não tiveram tempo pra comemorar e receberam mais outro chamado. Juntamente com dois adultos de 20 e 24 anos, em Ceilândia Sul, eles apreenderam duas armas de fogo: um revólver calibre .38 e uma pistola calibre .45.
A abordagem aconteceu na QNN 04, conjunto A, quando os jovens, trajando camisas da seleção canarinho, seguiam para uma festa em comemoração à vitória do time de Dunga.
Fim do jogo e as apreensões continuaram. Às 23h50, novamente em Ceilândia, um homem de 32 anos foi preso por tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo. O detido anunciou o assalto a um bar na chácara 123 do Condomínio Sol Nascente.
Várias pessoas foram mantidas no bar enquanto o dinheiro era recolhido. Nesse momento, policiais passavam pelo local e efetuaram a prisão. Ninguém foi ferido e com o acusado, os policiais encontraram um revólver calibre .38.