A Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) prendeu, na manhã desta quinta-feira (17/6), 97 pessoas durante a nona Operação Ateneia deste ano. A ação começou às 6h. Ao todo, foram expedidos 120 mandados de prisão por não pagamento de pensão alimentícia, mas 23 infratores não foram localizados.
Das 97 detenções, 22 ocorreram em Ceilândia, 16 em Santa Maria e o resto em outras 14 cidades do Distrito Federal. Os débitos das pensões variam de R$ 96 a R$ 341 mil. O devedor do menor valor foi preso em Santa Maria e do maior, no Lago Sul. A única mulher detida é moradora de Sobradinho. A senhora, 66 anos, não pagou a pensão do neto.
Do total de 120 pessoas que deveriam ter sido detidas hoje, metade são reincidentes por não pagamento de pensão alimentícia. Neste ano já foram presas 524 pessoas durante a operação. No ano passado o número chegou a 1251.
Segundo a delegada-chefe da DCPI, Mailine Alvarenga, 10% dos presos nesta manhã tem antecedentes criminais como homicídio, roubo e furto. E sempre que há operação, 20% pagam fiança e são logo liberados. A idade deles varia entre 28 e 68 anos. A maioria das pessoas presas tem emprego remunerado.
Existem ainda 1265 mandados de prisão em aberto, mas faltam ser expedidos pela Justiça. A ação contou com a participação de 170 policiais civis do Departamento de Polícia Especializada (DPE).
Com informações do Aqui DF