As pessoas que não estudaram na época apropriada para a idade encontram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma oportunidade para retomar os estudos. Apenas em 2009, 19.841 alunos concluíram o curso. Para os que desejam freqüentar essa modalidade, as inscrições estão abertas até 4 de julho.
De acordo com a gerente de Planejamento Educacional da Secretaria de Educação, Ivani Santos da Silva, a EJA é uma modalidade de educação voltada para oferecer oportunidade de estudos aqueles que, por diversos motivos, não estudaram na época correta. ;A EJA foi criada para atender todos que desejam estudar e estão fora da faixa etária;, explica. A modalidade se ajusta ao ritmo de cada aluno, ou seja, na matrícula, eles podem escolher as disciplinas que querem cursar.
A EJA é oferecida nas escolas da rede pública do ensino no Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas pelo telematrícula: 156 ; opção 2. De segunda a sexta-feira, os alunos devem ligar entre 7h e 21h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de atendimento vai das 8h às 18h. O material didático é fornecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. A matrícula deverá ser efetivada entre 19 e 23 de julho, na secretaria da escola para a qual o aluno for encaminhado.
No momento da inscrição, o aluno deve informar o nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, e endereço da residência ou do local de trabalha, com o Código de Endereçamento Postal (CEP).
O 1; segmento do projeto corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1; ao 5; ano) e tem duração de dois anos. O 2; segmento compreende os anos finais (6; ao 9; ano) e também tem duração de dois anos. Já o 3; segmento corresponde ao Ensino Médio e pode ser feito em um período de um ano e meio.
Quem deseja cursar o Ensino Fundamental na EJA precisa ter idade mínima de 14 anos para ingresso e de 15 anos para conclusão. Para o Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 17 anos para ingresso e de 18 anos para conclusão.