Cidades

Nomes lançados à disputa

Em convenções realizadas ontem por quatro partidos, o PSol foi o único que colocou candidaturas próprias para o Executivo local e para a presidência da República. PCdoB, PSB e PDT fecham com Agnelo

Juliana Boechat
postado em 20/06/2010 08:18

A menos de um mês para o início da campanha eleitoral, em 5 de julho, o cenário político do Distrito Federal começa a ganhar forma. Durante o dia de ontem, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) realizaram convenções regionais para anunciar os nomes escolhidos para o pleito de 3 de outubro e oficializar as coligações com outras legendas. O PSol foi o único a lançar candidatura própria em âmbitos local e nacional, com Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, para governador do DF e Plínio Arruda Sampaio para presidente da República. Os outros três partidos, no entanto, preferiram apoiar o petista Agnelo Queiroz para o cargo de governador. Ele marcou presença nos encontros de todos os aliados. A coligação também é favorável aos nomes de Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) para o Senado.

Por volta de 12h40 de ontem, os principais nomes do PDT se reuniram na sede nacional do partido para expor as candidaturas de Cristovam Buarque à reeleição ao Senado; do deputado distrital Antônio Reguffe para a Câmara dos Deputados; e do presidente do partido, Ezequiel Nascimento, como deputado distrital. Mas nada oficializaram. A executiva do partido decidiu esperar a posição do PMDB e do PT para, só então, garantir as candidaturas e escolher os distritais que representarão a coligação nas eleições. Mas já é certo que o PDT apoiará a chapa encabeçada por Agnelo.

A tendência é que o PDT oficialize as candidaturas em cima do laço ; o prazo final para a formação de chapas é no próximo dia 30, três dias depois da convenção regional do PT. ;Como da última vez, a decisão será feita de madrugada;, disse aos companheiros da executiva, Ezequiel Nascimento. ;É mais fácil 15 pessoas (da executiva) resolverem essa questão nas horas finais que a convenção inteira;, explicou. Alguns pré-candidatos a diversos cargos ficaram insatisfeitos com a decisão. Mas não houve confusão durante o encontro. ;O PDT participa da luta para enterrar o passado do DF. Temos que recuperar esse respeito;, discursou Cristovam.

Lotação esgotada
Cerca de mil pessoas estiveram no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) para a convenção do PSB na manhã de ontem, mas apenas uma parte conseguiu entrar no auditório, cuja capacidade é de 140 lugares. Simpatizantes se espremeram nas escadas para conferir o lançamento das candidaturas, que incluem Gastão Ramos e a sargento Angélica na disputa a deputados federais. Ainda não foi definido quem vai concorrer às vagas na Câmara Legislativa. Na chapa do PSB para distritais, são 53 pré-candidatos (o máximo permitido é de 48). O partido ainda avalia a possibilidade de coligação com o PCdoB, que amplia o número para 72 (metade para cada sigla).

Segundo o presidente do PSB no DF, Marcos Dantas, a definição dos candidatos caberá à executiva regional. O PSB já tem um nome para indicar à segunda suplência do candidato a senador Rodrigo Rollemberg, porém a confirmação ou não será discutida no âmbito da coligação. Apesar disso, Dantas destaca que o partido está bem mobilizado e unificado.

No amplo salão do Clube dos Previdenciários (712/912 Sul), a convenção do PCdoB reuniu cerca de 1,5 mil participantes. Além do apoio a Agnelo, Cristovam e Rollemberg, que marcaram presença no encontro, o partido confirmou a aposta em Messias de Souza para deputado federal. O PSol foi o único a lançar candidaturas próprias. ;A sociedade abre espaço para um projeto socialista. E o PSol tem condições de enfrentar as pessoas poderosas;, defendeu Toninho, que foi candidato ao Palácio do Buriti na eleição de 2006. O jornalista Chico Santana e o professor e maestro Jorge Antunes disputarão uma cadeira no Senado. Maria José Maninha se candidatou a uma vaga de deputada distrital.

Saiba mais

Confira a lista dos candidatos apresentados por PDT, PSB, PCdoB e PSol para concorrer s próximas eleições no DF:

Governador (1 vaga)
; Agnelo Queiroz (PT)
apoio do PDT, PSB e PCdoB
; Toninho (PSol)

Senador (2 vagas)
; Cristovam Buarque (PDT)
apoio de PSB e PCdoB
; Rodrigo Rollemberg (PSB)
apoio de PDT e PCdoB
; Chico Santana (PSol)
; Jorge Antunes (PSol)

Deputado federal (8 vagas)
; Antônio Reguffe (PDT)
; Gastão Ramos (PSB)
; Angélica (PSB)
; Messias de Souza (PCdo B)
; Wellington Rodrigues (PSol)
; Cada partido pode ter
16 candidatos. Se houver
coligação, o limite é de 24.

Deputado distrital (24 vagas)
; PDT ; 50 pré-candidatos
; PSB ; 53 pré-candidatos
; PCdoB ; 53 pré-candidatos
; Cada partido pode ter
48 candidatos. Se houver coligação, o limite é de 72.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação