Cidades

Balé homenageia os 50 anos da capital

postado em 23/06/2010 06:46
O padre Dom Bosco sonhou, no fim do século 19, com uma terra próspera, de onde jorraria leite e mel. O local que o santo vislumbrou se concretizou, mais de 50 anos depois, na terra que abrigaria a nova capital federal. A história de Brasília, da construção aos dias de hoje será contada no espetáculo O sonho de Dom Bosco, em cartaz hoje e amanhã na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A Academia de Ballet Lúcia Toller, uma das mais antigas do Distrito Federal, conta no palco a trajetória da cidade por meio de um elenco formado por 272 bailarinos e com a participação do carnavalesco Joãozinho Trinta.

No palco, 272 bailarinos vão se revezar para contar a história da cidadeA diretora-geral da apresentação, Lúcia Toller, montou o espetáculo pela primeira vez no fim da década de 1960. O aniversário de Brasília motivou a professora de dança a rever o roteiro e desenvolver uma apresentação à altura do cinquentenário da capital. ;A cidade está consolidada e vai tão bem que merece todos os nossos esforços;, avalia. A ideia é fazer o público refletir sobre o amadurecimento da região onde mora. ;Misturamos o balé clássico com o contemporâneo para traduzir essa evolução;, emenda.

Os trabalhos com a montagem de cenários e ensaio dos artistas ocorrem desde março. Ao todo, foram desenvolvidas 350 peças de roupas para compor os figurinos dos três atos do espetáculo. A equipe trabalhou duro.

Lúcia acredita que, ao longo dos anos, a linguagem dos jovens mudou. ;Há algo mais eletrônico e uma demonstração de afetividade mais explícita;, opina. Segundo ela, um dos pontos principais do espetáculo se concentra em trabalhar essa característica. A bailarina Rayssa Ferreira, 20 anos, explica que, para atingir os efeitos esperados, a apresentação requer a sincronia de toda a equipe. ;Os movimentos reproduzem as linhas modernistas de Brasília;, adianta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação