Cidades

A seca começou para valer em Brasília

Na tarde de ontem, a capital registrou taxa de 9% de umidade relativa do ar. Segundo a meteorologia, índices devem continuar baixos, assim como as temperaturas

postado em 23/06/2010 06:51
O período de seca começou para valer em Brasília. Na tarde de ontem, segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar nas imediações do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek chegou a 9%. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) apurou índices mais altos na região central da cidade: 19%. As massas de ar seco que pairam sobre a região Centro-Oeste dificultam a formação de nuvens e causam a queda das temperaturas durante a madrugada. Com isso, a névoa seca se forma, fazendo com que o sol nasça na capital em meio a um céu branco e acinzentado, como ocorreu na manhã de ontem.

Na tarde de ontem, a capital registrou taxa de 9% de umidade relativa do ar. Segundo a meteorologia, índices devem continuar baixos, assim como as temperaturasO meteorologista Marcelo Pinheiro explica que o fenômeno é comum nessa época do ano. ;A pouca umidade da atmosfera faz as partículas de água se condensarem, ou seja, ficarem muito próximas umas das outras. É quase como a formação de uma nuvem, só que mais próxima do solo;, detalha o especialista da Climatempo. Marcelo acrescenta que a névoa seca observada na manhã de ontem deixa o horizonte embaçado, mas permite uma visibilidade de mais de 1km de distância. ;Quando o valor é menor que isso, chamamos de nevoeiro ou neblina;, ressalta.

A secura que castiga anualmente o brasiliense deve ser rigorosa em 2010. ;A tendência é piorar, principalmente em julho e agosto;, prevê o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O inverno começou na última segunda-feira e, para ele, seguirá de forma normal, com temperatura e umidade relativa do ar baixas. ;Não constatamos qualquer fenômeno inverso;, explica. ;As chuvas virão somente em setembro, como ocorre normalmente.; Carvalho enfatiza que as massas de ar seco se instalaram em toda a região Centro-Oeste.

Pelos cálculos da Climatempo, essa é a terceira vez que Brasília atinge índices de umidade abaixo de 10% neste ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera estado de emergência quando os marcadores atingem menos de 12%. O meteorologista alerta que, caso a situação se agrave, será necessário fazer ajustes nos horários das escolas, além de evitar a prática de aulas de educação física nas horas mais quentes do dia. ;A baixa umidade faz as temperaturas variarem muito. Atualmente, temos ido de 12; a 29;;, revela Marcelo Pinheiro.

Cuidados
O costume do brasiliense com os períodos de estiagem não dispensam alguns cuidados essenciais (veja quadro). O pneumologista Ricardo Martins explica que, nesta época do ano, é essencial evitar comidas calóricas e com muito sal. ;Os pratos mais salgados demandam uma maior quantidade de água para o organismo;, explica. O médico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) enfatiza a necessidade de manter os aparelhos de ar condicionado em temperaturas amenas, em torno de 23;. ;O frio rouba a umidade do ar e prejudica a respiração;, ensina.

A empresária Delayne Camargo, 29 anos, conta que o filho de 10 anos já está sentindo os efeitos da seca. ;Na semana passada, me ligaram da escola porque ele estava com o nariz sangrando;, conta. O marido de Delayne e pai do garoto, o empresário Pablo Caixeta, 30, acrescenta que, em casa, a alternativa foi comprar um umidificador. Ainda assim, no domingo, o travesseiro do menino amanheceu sujo de sangue. ;Precisamos colocá-lo deitado, com o nariz virado para cima. Assim, ajuda a melhorar;, explica.

Os moradores do Distrito Federal devem estar atentos também aos problemas de pele. A esteticista Bianca Trindade, pós-graduada em dermatologia, avisa que a baixa umidade provoca a descamação das partes mais expostas do corpo. ;O inverno em Brasília é marcado por muito sol, não dá para esquecer os protetores e os bloqueadores;, recomenda. A partir de agora, cremes também devem figurar entre os itens indispensáveis para a população.

Previna-se dos efeitos da baixa umidade

# Beba de dois a três litros de água por dia
# Dê preferência a alimentos preparados com pouco sal
# Evite praticar atividades físicas entre 9h e 17h
# Mantenha a temperatura do ar-condicionado em torno de 23;
# Use soro fisiológico para umidificar o nariz a cada três horas
# Hidrate a pele com creme recomendado por um dermatologista
# Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos ambientes de casa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação