Cidades

Técnico penitenciário é barrado em porta de banco no Guará por estar armado

Uma portaria da SSP-DF condede o direito de porte de arma aos técnicos penitenciários do DF

postado em 23/06/2010 16:25
No final da manhã desta quarta-feira (23/6) um técnico penitenciário tentou entrar armado em um banco, no Guará I, mas foi barrado. O gerente e o vigilante da instituição financeira, que o impediram de entrar, foram à delegacia, onde assinaram um termo circunstanciado.

O técnico penitenciário, Yussif Zublid, 27 anos, se dirigiu ao Banco do Brasil, na QI 13, por volta das 11h, e foi impedido de entrar. Segundo o delegado-chefe Jeferson Barbosa, da 4; Delegacia de Polícia (Guará), existe uma portaria da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que condede o direito de porte de arma aos técnicos penitenciários do DF. "O problema ocorreu porque há uma lei federal que libera o porte apenas para agentes penitenciários federais", explicou o delegado.

Segundo o delegado, Yussif estaria com a lei em mãos e teria mostrado ao vigilante Gilberto Marques da Cruz, 50, que, mesmo assim, não liberou a entrada. O gerente do banco, Sávio Cesar Nicoli Almeida, 40, foi chamado mas também não permitiu a passagem do técnico penitenciário. Chateado, Yussif chamou a polícia.

O gerente e o vigilante assinaram um termo circuntanciado por constrangimento ilegal e desobediência à portaria da SSP-DF. Se condenados podem ficar presos de três meses a um ano ou responder com penas alternativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação