postado em 25/06/2010 12:56
Para garantir a segurança da população do Distrito Federal, foi realizada uma fiscalização de Transporte de Produtos Perigosos. A operação começou às 8h45 de quarta-feira (23/6), próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-040, em frente a Santa Maria, e terminou na quinta-feira (24/6) no posto da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) da Polícia Militar, na DF-001, no início da BR-060. De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil, cerca 195 veículos foram vistoriados.O objetivo da operação é controlar a movimentação de produtos perigosos no Distrito Federal. Segundo a PRF, nos veículos que transitaram pelas vias foram verificados os itens de segurança e se as cargas estavam de acordo com a legislação.
Durante a operação, segundo a Defensoria Civil, a PRF emitiu 12 notificações e apreendeu quatro documentos de veículos. Além disso, foram 11 autuações por falta de licença ambiental, 10 por falta de cadastro técnico federal e 12 da vigilância sanitária e ambiental.
Os Bombeiros vistoriaram 318 extintores e 14 foram reprovados. Um ato infracional foi emitido pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) e cerca de 120 Kg de peixe, além de uma tonelada de queijo foram apreendidos por não estarem em refrigeração correta. Já a Seapa, recolheu 100 mudas de palmeiras e plantas ornamentais.
Esta é a terceira operação nesse sentido só neste ano. Participaram da ação profissionais da Polícia Militar, PRF, Ibram, Ibama, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).