Cidades

Os mil convidados do Arraial Solidário ajudarão creches e um abrigo de idosos

As doações serão usadas na reforma dos espaços, na construção de parques e bibliotecas e na compra de material escolar

postado em 28/06/2010 08:03
A quadrilha Formiga da Roça se apresentou durante a festa junina, contagiando o público: sincronia na execução dos passosA quarta edição do Arraial Solidário, promovida na noite do último sábado pelo programa Correio Solidário, impressionava já na entrada. Moças simpáticas, com vestidos caipiras em verde e amarelo, dançavam empolgadas e davam boas-vindas aos mil convidados. Ao lado delas, um padre bem-humorado ;abençoava; quem chegava ao espaço Marina Hall. Mais contido do que as colegas, ele até ensaiava alguns passos ao som de forró, mas logo se lembrava da batina e voltava a encarnar o personagem.

O clima animado contagiou quem decidiu se divertir e, ao mesmo tempo, fazer uma boa ação. O evento arrecadou recursos para 17 creches e um abrigo de idosos do Distrito Federal. ;Três dias antes da festa, fico muito ansiosa e, quando chego, choro de emoção. É que me lembro da carinha das crianças e do quanto elas esperam da gente;, contou a presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa.

Nazareth visita todas as instituições para verificar as necessidades e, posteriormente, para conferir se os recursos estão bem empregados. Além de reformar os espaços, o programa auxilia na construção de parques, bibliotecas, brinquedotecas e na compra de material escolar. ;O objetivo é que as creches fiquem um brinco. É um notável trabalho de responsabilidade social e a festa é o ponto alto dos eventos. Sempre animada e prestigiada, já caiu no gosto dos brasilienses. Além disso, a decoração é cativante;, ressaltou o diretor-presidente do Correio, Álvaro Teixeira da Costa.

A decoração, aliás, foi um dos destaques do arraial. Além dos 20 patrocinadores e dos 22 apoiadores, a festa contou com 61 padrinhos e madrinhas, responsáveis por vender os ingressos e ornamentar as mesas. Não faltou convidado dando uma pausa no forró e na degustação de caldos, doces típicos, pizza, cachorro-quente e pipoca para espiar cada detalhe. Havia mesas que remetiam aos 50 anos de Brasília ; com maquete da catedral ;, enfeites com espantalhos, legumes e imagens de São João e outras incrementadas com as cores do Brasil. Havia taças da Copa do Mundo, bolas de futebol, luzes Na pescaria, havia 460 brindes, entre bichos de pelúcia, diárias em hotéis e joiaspisca-pisca e pequenas cornetas, que poderão ser aproveitadas pelos padrinhos nos próximos jogos da Seleção Brasileira.

Autoridades
;A decoração me fez lembrar a minha infância em Minas Gerais. Essa festa enriquece o espírito porque comemora o dia de São João e ainda é beneficente. Por isso, todos participam com apreço;, afirmou o vice-presidente da República, José Alencar. Acompanhado da mulher, Mariza (que estava vestida de caipira), ele embarcou na animação da festa. Paramentado com um chapéu marrom e esbanjando simpatia, até arriscou alguns passos. Ao lado de Alencar, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também admirava o capricho do Arraial Solidário. ;É a primeira vez que venho. A festa está maravilhosa e acho uma decisão importante juntar um gesto humanitário com uma diversão tipicamente brasileira. No Sul, de onde venho, há uma tradição forte em dia de São Pedro, mas o Norte, Nordeste e o Centro-Oeste fazem belas festas juninas;, avaliou.

Quem também prestigiou o evento foi o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso. Acompanhado da mulher, Karina, e dos sogros, ele escapou da comemoração de 9 anos da filha Roberta para conferir o arraial. ;O Correio dá o exemplo de responsabilidade social que todas as empresas têm que ter. A festa mostra o quanto a história de Brasília se confunde com a história do Correio;, sublinhou.

Descoberta
Uma das convidadas que mais chamaram a atenção do público foi a embaixatriz de Camarões, Laura Mbeng. Elegante em um vestido africano típico, ela brincou na pescaria, não parou de dançar e fez do Arraial Solidário uma experiência antropológica. ;Estou descobrindo o Brasil todos os dias;, ressaltou. Moradora da capital há um ano e oito meses, a embaixatriz registrou em uma máquina fotográfica todas as atrações. Entre elas, o DJ Dudu. Nascido em Anápolis (GO), ele se diferencia por animar o público exclusivamente com músicas A dupla sertaneja Brunno e Matheus tocou sucessos próprios e clássicos de vários estilossertanejas. ;Fico orgulhoso porque, por meio do meu trabalho, ajudo crianças carentes e idosos;, comentou o DJ, parceiro do Arraial Solidário desde a primeira edição.

A máquina de Laura Mbeng também capturou momentos do grupo de dança Bicho! Eu sou cowboy e Cia, da quadrilha Formiga da Roça (vice-campeã do campeonato de quadrilha do Centro-Oeste), da banda de forró pé de serra Balalaica e da dupla sertaneja de Anápolis Brunno e Matheus. Os cantores apresentaram sucessos como Um dia você vai querer voltar, de autoria própria, e o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Além disso, homenagearam a mãe de Renato Russo, Carminha Manfredini, cantando Hoje a noite não tem luar. Madrinha do evento, Carminha o considera a melhor festa junina de Brasília. ;Desde a preparação, é divertido. A montagem das mesas é uma brincadeira, você reencontra amigos. Mas o mais importante é que o programa Correio Solidário é um trabalho sério. As crianças são realmente assistidas. Enquanto eu tiver saúde, quero estar presente no arraial;, disse, sorridente e vestida a caráter.

Anzol de luxo
A pescaria foi uma atração à parte do 4; Arraial Solidário. Concorrida, a brincadeira tinha 460 brindes. Alguns de luxo, como joias, vinhos sofisticados, gravuras de artistas renomados e diárias em bons hotéis. O prêmio dependia da sorte dos ;pescadores;, que também podiam fisgar ;peixinhos; mais tradicionais, com prendas como bichos de pelúcia e necessaires.


O que eles disseram

;Sempre venho ao arraial, mas é a primeira vez que trago o meu filho Lucas. É importante o comprometimento das pessoas para atenuar o sofrimento de quem não teve tanta sorte.;
Francisco Caputo, 40 anos,
presidente da OAB- DF, morador da Asa Sul

;Sempre quis vir, mas não dava certo. Este ano, compramos logo o ingresso e estamos amando. Além da diversão, a festa tem uma causa nobre.;
Ana Maria Sobral, 65 anos, advogada, moradora da Asa Sul. Ela estava acompanhada do marido, o militar José Santos Borges, 68

;A festa está bem organizada, o som é bacana e a comida, muito boa.;
Guilherme Parente de Paiva, 29 anos, publicitário, morador de Taguatinga. Ele estava com a irmã, a assessora pessoal Janice Sanches, de 34 anos, também moradora de Taguatinga

;A festa está maravilhosa. Adorei a pescaria e a comida, principalmente o churrasco;
Marina Coimbra Raffaelli, 11 anos, estudante, moradora do Park Way

;O arraial está ótimo, não tem defeito. A decoração das mesas foi o que mais me chamou a atenção.;
Neli Adorno, 69 anos, dona de casa,
moradora da Asa Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação