postado em 29/06/2010 08:12
Mesmo mais tranquilo do que nos três primeiros dias de jogos da Seleção na Copa do Mundo, o trânsito ontem provocou longos congestionamentos nas vias do DF horas antes do início da partida contra o Chile. Por volta do meio-dia, o motorista que optou pelo Eixo Monumental para chegar mais rápido em casa encontrou as seis pistas ; no sentido Congresso/Rodoviária ; lotadas. A situação na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), geralmente tumultuada em horários de pico, começou a se complicar por volta das 13h30, duas horas antes do jogo e só foi desafogado após 15h30.A securitária Carla Brandão, 61 anos, foi deixada na mão na hora errada. Por causa do extenso engarrafamento, o carro apresentou um defeito e acabou no acostamento. Uma hora antes do início da partida, ela torcia para que o socorro chegasse a tempo. ;Sem rádio e sem televisão, vou ter que esperar o grito dos outros para saber se o Brasil está vencendo.; A esperança, no entanto, chegou com o mecânico alguns minutos depois.
Na Estrutural, que teve as duas mãos liberadas no sentido Taguatinga, a concentração de carros era intensa e as filas, longas. Ainda que lento, o trânsito seguia sem interrupções. Pouco após às 15h, no entanto, o movimento já estava normalizado. Na subida do Colorado, BR-020, também foi registrado um grande fluxo de veículos, com o registro de 11 quilômetros de engarrafamento.
Mortes
Além dos congestionamentos, dois atropelamentos e um acidente grave aconteceram ontem, deixando dois mortos. Por volta de 6h30, uma mulher grávida, cuja identidade e idade não foram revelados, foi atingida por um carro na via Estrutural, no sentido Taguatinga/Brasília. O atendimento foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a mulher acabou encaminhada, em estado grave, ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O posto do Corpo de Bombeiros, localizado no hospital, informou que ela está no oitavo mês de gestação e foi levada para o centro cirúrgico, mas não foram divulgadas informações sobre o estado da mãe e do bebê.
Um motoqueiro de 47 anos perdeu a vida após bater em um carro na DF-001, no sentido Sobradinho, no começo da tarde. Segundo informações da polícia, um soldado do Exército, que não tem habilitação para dirigir, bateu na moto do operário Sebastião Taves da Silva, que foi arrastado por 20 metros e morreu na hora. No início da tarde, um outro acidente acabou com uma vítima fatal, o aposentado João Basílio de Figueiredo, 75 anos. Segundo os bombeiros, o idoso foi atropelado por um carro quando tentava atravessar a BR-251, depois de São Sebastião. João não resistiu ao traumatismo e morreu no local.
ÁLCCOL E VOLANTE
; De sexta-feira a domingo, a Operação Álcool Zero, da Polícia Militar, realizou 175 testes de bafômetro e 24 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Destes, quatro foram encaminhados à delegacia. A operação apreendeu 112 veículos apreendidos, entre 25 motos. Outras 95 pessoas foram multadas, principalmente por dirigir sem portar carteira de habilitação ou sem permissão e por conduzir carros sem licenciamento. Ontem, após o jogo da Seleção Brasileira, o Detran e o Batalhão de Trânsito da PM mobilizaram 80 agentes para realizar blitzes em vários pontos do DF. Até as 20h, dois condutores haviam sido autuados por dirigirem alcoolizados.