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Feicom retorna ao DF após oito anos e deve movimentar R$ 20 milhões

Nesta quarta-feira, a mostra será reaberta com 120 empresas dos diferentes setores da economia brasiliense em 3 mil metros quadrados do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

postado em 29/06/2010 08:26
Os 150 estandes exibirão produtos das indústrias gastronômica, cultural, automobilística, de vestuário e imóveisA partir desta quarta-feira (30/6), quando a Feira da Indústria, do Comércio, da Agropecuária, de Serviços e do Turismo de Brasília for aberta ao público, empresários locais esperam mostrar que o slogan escolhido para a 22; edição não poderia ter sido outro: ;A Feicom voltou e vem com tudo;. Depois de oito anos fora do calendário oficial de eventos da cidade, a tradicional mostra da capital do país reunirá 120 empresas de setores como gastronomia, cultura, automóveis, moda, decoração e do setor imobiliário. Até domingo, são esperadas 25 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada será gratuita.

Com o apoio de todo o chamado setor produtivo, a feira promete sacudir a economia do Distrito Federal, como fez durante 20 anos, desde a primeira edição, em 1982. Em 150 estandes, montados em uma área de 3 mil metros quadrados, serão ofertados produtos, lançamentos e carteiras de serviços a preços competitivos e com boas condições de pagamento. A Associação Comercial do DF (ACDF), organizadora da Feicom, prevê que sejam movimentados cerca de R$ 20 milhões durante os cinco dias de evento. A festa de abertura, restrita a convidados, ocorre esta noite.

Além de ter a oportunidade de fechar negócios, os visitantes da Feicom poderão participar de palestras sem pagar nada. Na quinta, um dos destaques será o tema design e decoração (veja programação), mercado que, em Brasília, já superou o do Rio de Janeiro em faturamento. No sábado, o foco será a formação dos empresários. ;Com palestras relacionadas a planejamento, atendimento ao cliente e empreendedorismo, daremos essa oportunidade de capacitação gratuita e de qualidade;, disse Roberto Faria, um dos gerentes do Sebrae-DF(1).

Vitrine
No início da Feicom, na década de 1980, grandes shows atraíam multidões. Nesta edição de resgate, será diferente. ;A cidade não é mais carente de shows. Mas faltam bons eventos com palestras de formação profissional;, explicou a presidenta da ACDF, Danielle Moreira. Ela contou que empresários de Goiânia e Anápolis já confirmaram presença na feira, de olho nas palestras e em parcerias. ;Vamos voltar a mostrar o que Brasília tem de melhor;, completou Danielle. Em anos de glória, a Feicom teve o poder de projetar, por exemplo, a indústria de portões Rossi(2).

Ciente da vitrine que é a feira, a Café Arábia participará mais uma vez do evento. Desde a primeira edição, a empresa que integra a Jarjour Holding expõe produtos. ;Brasília estava com saudades da Feicom. Tomara que ela volte com a mesma força de antes, no tempo em que nós, empresários, aguardávamos com muita expectativa a realização dela;, disse Rosângela Jarjour, diretora executiva da empresa que exporta café para estados como Goiás, Minas Gerais e Bahia, além do exterior. Só este ano, o Café Arábia esteve em feiras em Dubai e na Síria.

Apenas empresas instaladas no DF vão expor na Feicom. ;Não será mais uma dessas feiras organizadas por gente de fora, que vem aqui e leva o dinheiro da cidade embora. A Feicom é um evento de Brasília para Brasília, para fomentar a economia local e gerar renda;, comentou a presidenta da ACDF. Até a última edição antes da pausa, em 2002, a Feicom era realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. ;Com a mudança, talvez a feira fique menor, mas ganhará em qualidade;, comparou Ruben Parrilla, da Imagens Promoções, empresa que também organiza o evento.

1 - Alternância

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF) realiza anualmente a Feira do Empreendedor, voltada para pequenos e médios empresários. A ideia é que, a partir de agora, essa feira e a Feicom ocorram em anos alternados.

2 - Candanga
A empresa genuinamente brasiliense cresce entre 15% e 18% ao ano. Criada em 1984, produz atualmente, por dia, cerca de 1,2 mil portões, vendidos para todo o Brasil e 12 países. São 200 empregos diretos, mais cerca de 8 mil indiretos.

Campanha em favor do Nordeste
# A Associação Comercial do Distrito Federal recolherá donativos, durante a Feicom, para ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Poderão ser doados água, alimentos não perecíveis, além de roupas e cobertores.

# Quem levar computador, celular ou qualquer outro aparelho eletroeletrônico quebrado ou que já não tenha mais utilidade ganhará uma muda de planta e ainda concorrerá a um fim de semana na Chapada dos Veadeiros. O lixo eletrônico será tratado pela empresa Zero Impacto.


Programação
A 22; edição da Feicom será aberta ao público às 14h de amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada gratuita. Haverá palestras gratuitas e, para participar, basta fazer a inscrição na hora. O auditório tem capacidade para 166 pessoas. A programação completa está no site www.feicombrasilia.com.br. Confira alguns destaques:

Quarta-feira, às 20h
;Imóveis no Brasil: um mercado sem crise;, com o presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva

Quinta-feira, às 18h
;O empreendedor individual, com Jaime Herzog;, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Quinta-feira, às 20h
;Tendências de design e decoração;, com o diretor de redação da Editora Abril, Kaike Nanne

Sexta-feira, às 20h
;O turismo no Distrito Federal;, com o secretário da pasta,
Delfim da Costa Almeida

Sábado, às 14h, 16h, 18h e 20h

Gestores do Sebrae-DF darão formação ao longo do dia sobre planejamento, criatividade nas vendas, empreendedorismo e atendimento ao cliente

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