Cidades

Policiais civis do DF podem ter reajuste a partir de 2011

Naira Trindade
postado em 30/06/2010 07:39

Após 11 dias de paralisação das atividades, os policiais civis do Distrito Federal tiveram um primeiro sinal de que o projeto de reajuste salarial e reestruturação da carreira da categoria pode ser encaminhado ao Congresso Nacional para, se aprovado, entrar em vigor em 2011. O resultado veio na tarde de ontem depois que o governador Rogério Rosso (PMDB) e o ministro de Planejamento, Paulo Bernardo, se reuniram para tentar resolver o impasse e garantir o retorno dos policiais ao trabalho. O projeto havia sido aprovado pelo então governador-tampão Wilson Lima em abril deste ano, mas estava parado na casa. Depois da reunião, Rosso anunciou que o ministro tentaria ainda hoje tratar do assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é discutir a possível edição de uma medida provisória prevendo o pagamento dos salários reajustados já em janeiro. O encontro, no entanto, não estava confirmado na agenda do ministro.

Os policiais civis lutam por um aumento de 33%, dividido em cinco etapas: 5% em setembro de 2010; 7% em março e em setembro de 2011; 7% em março e em setembro de 2012 . Com o envio de uma medida provisória para entrar em vigor em janeiro do próximo ano, é bastante provável que as datas previstas para os acréscimos salariais sofram alterações. A sinalização positiva do governo federal pode interferir nas futuras decisões da categoria sobre a manutenção da greve que suspendeu as principais atividades das delegacias. ;O ministro Paulo Bernardo vai se reunir com o presidente Lula para que possa haver o encaminhamento da medida provisória para avaliar o pagamento a partir de janeiro do ano que vem. O reajuste para este ano esta fora de cogitação, porém, existe o propósito e a intenção de encaminhá-lo ainda este ano com validade para 2011;, explicou Rosso.

Os rumos da paralisação serão decididos às 15h de hoje em assembleia que será realizada em frente ao Ministério do Planejamento. Diante da reunião de ontem, é possível que.seja aprovado o fim da greve. Na leitura de alguns integrantes da categoria, a paralisação agrava o quadro político da capital, que sofre ameaça de intervenção federal. Desde 19 de junho, estão suspensos os registros de ocorrências nas delegacias do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação