Cidades

Cine Mais Cultura é lançado e irá beneficiar 87 instituições da rede pública do DF

Naira Trindade
postado em 30/06/2010 12:27

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/6), a solenidade de lançamento do Programa Cine Mais Cultura, no Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, na QNM 13 Área Especial, em Ceilândia Sul. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Cultura (Minc), que é parceiro do projeto, esta é a primeira vez que 87 instituições da rede pública do DF terão acesso a equipamentos de audiovisual e obras de cinematográficas brasileiras com um propósito pedagógico.

No Centro de Ensino 03 de Ceilândia, a maior escola do Distrito Federal, 3.285 alunos dividos em 72 turmas serão beneficiados com o programa. O cinema também irá funcionar nos finais de semana reproduzindo curtas e longas locais.

Após a assinatura do convênio, as escolas participarão de oficinas de capacitação cineclubista e receberão os equipamentos audiovisuais de projeção digital, além de um catálogo com obras consagradas do cinema nacional e filmes premiados. Cada instituição receberá um telão, equipamento de som e DVD, em uma espécie de kit.

O programa é inspirado no Projeto Cine-Educação desenvolvido pela Cinemateca, desde 2005. O Minc irá investir mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos de projeção digital, DVDs de produções nacionais, oficinas de capacitação destinadas a professores e representantes da comunidade. Segundo o órgão, o objetivo é que, após ser aplicado no Distrito Federal, o projeto possa ser desenvolvido no restante do país com o objetivo pedagógico.

O Cine Mais Cultura já foi implantado em mais de 800 locais em todo o Brasil, por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e a sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim deste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação