postado em 01/07/2010 08:22
Carente de elementos básicos para estimular o turismo, a capital do país ganhou na quarta-feira (30/6) um anuário que reúne informações essenciais sobre o potencial da cidade. O livro, elaborado durante dois anos, traz dados sobre a história e a demografia do Distrito Federal, além de uma radiografia completa dos setores de serviço, comércio e indústria locais. Cerca de 20 mil exemplares serão distribuídos para gestores públicos e da iniciativa privada em todo o país. O resultado da pesquisa coordenada pela Mark Consultoria, com o apoio do Governo do DF, também está disponível na internet.O lançamento do anuário 2010 ocorreu durante o fórum Brasília: o turismo e o desenvolvimento, no centro de convenções do Hotel Mercure. O secretário de Turismo do DF, Delfim da Costa Almeida, reconheceu que é preciso avançar muito para movimentar o setor. ;Temos que começar do zero. O anuário é o básico, o primeiro passo;, disse, antes de lembrar que, em junho, foi reativado o Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (Condetur). O grupo começou a planejar ações para os próximos cinco anos e promete trabalhar independentemente de governo.
A cada eleição, representantes do setor escutam promessas, mas se acostumaram a ver o turismo da capital do país ser deixado de lado pelos governantes. ;O anuário é interessante, mas nas fotos tudo é muito bonitinho. Na realidade, tudo está abandonado. É triste constatar isso;, comentou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no DF (Abih), Tomaz Ikeda. ;O fantasma da descontinuidade dos projetos nos assombra. Entra governo, sai governo, e nada evolui no turismo de Brasília;, completou o vice-presidente da entidade, Plínio Rabello.
União
Cerca de um terço da população do DF trabalha direta ou indiretamente com turismo, segundo a secretária adjunta da pasta, Jackeyline Reis. Recém-empossada no cargo, ela tentou animar os representantes da iniciativa privada presentes no lançamento do anuário. ;O turismo nunca foi prioridade para os governos em Brasília. É necessário que cada um faça a sua parte;, afirmou, ao comentar a importância do treinamento de funcionários dos hotéis da cidade. ;Precisamos trabalhar juntos para conquistar o turista;, discursou.
O anuário de 2010 apresenta com riqueza de detalhes os principais pontos turísticos do DF e do Entorno. ;Brasília não é só a Esplanada;, afirmou Marcus Vinícius Costa, diretor da consultoria que organizou os dados. Para compor o documento, foram usados números do governo local, da Infraero, do IBGE, de ministérios, entre outros órgãos. O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília também colaborou com pesquisas. ;Temos em mãos a radiografia mais atualizada possível da capital do país;, disse Costa. Em 2011, o livro vai focar no turismo de negócios.
Por incrível que possa parecer, o anuário é, de fato, uma novidade. Até então, não existia documento oficial com dados atualizados sobre o potencial turístico e econômico de Brasília. ;A intenção é que gestores públicos e privados tenham uma visão mais completa da cidade;, acrescentou José Samuel Magalhães, gerente de comunicação institucional da Petrobras, patrocinadora do projeto.
Fonte
Você pode conferir o Anuário do DF 2010 no site .