Faltando 30 minutos para o fim do prazo para registro das candidaturas às eleições de 2010, o grupo que apoia a candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao cargo de governador havia chegado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Acompanharam o ex-governador os candidatos à vice, Jofran Freajt (PR), e os dois nomes da coligação ao senado, Maria Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM).
O primeiro partido a fazer o registro foi o Partido Socialismo e Liberade (Psol), às 15h40. Estiveram presentes na Justiça Eleitoral os candidatos a governador, Toninho, a vice, Tete Santana, e para deputada distrital, Maninha, além de militantes do Psol.
"O que sentimos do povo é uma vontade de mudança. O Psol vai representar essa mudança", afirma Toninho. Além dos candidatos já citados, o partido registrou os nomes Chico Sant;anna e Jorge Antunes para o senado federal, 21 candidatos para deputados distritais e 11 para deputados federais.
Por volta das 16h40, o Partido da Causa Operária (PCO), foi à Justiça Eleitoral para registrar os candidatos ao pleito deste ano. Para o executivo local, disputará o cargo Ricardo Machado e para vice, Expedito Mendonça. O nome para o senado será Gilson Dobbin.
"Não temos nenhuma ilusão de ganhar, mas a candidatura é para mostrar e tentar crescer o partido que vai defender os trabalhadores, a classe oprimida", disse Machado. O partido também terá um nome para deputado distrital e outro para federal.
A coligação "Quero Mudar" entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN) registrou as candidaturas, às 17h50, no TRE. Os partidos têm como candidatos ao cargo de governador Newton Lins (PSL) e vice Paulo Vasconcelos (PTN). A coligação também terá dois nomes ao Senado: Milton Tadashi e Sebastião Gerônimo Filho. Para deputado distrital serão 53 candidatos e 7 para deputado federal.
As candidaturas podem ser apresentadas até as 19h de hoje na sala de sessões do TRE. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a expectativa é de que a partir das 17h as solicitações comecem a ser apresentadas no Tribunal.
Primeiro partido
Até sexta-feira (2/7), apenas o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) havia solicitado, junto ao TRE-DF, o registro de seus candidatos nas eleições de 2010. O partido apresentou a candidatura do professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo de Souza Dantas Mendonça Pinto, ao cargo de governador e Rosa Olímpia Martins de Melo, como vice.
Além deles, Robson Raymundo da Silva como senador, Francisca Nascimento de Albuquerque, José Gonçalves de Almeida e Sílvio Soares Filho como deputados federais, e Antônio Ricardo Martins Guillen e Luiza Paula Araújo de Oliveira ao cargo de distritais. Como suplentes de Robson, foram apresentadas as candidaturas de Francisco José Targino e José Antônio dos Santos, como primeiro e segundo suplente, respectivamente.
Documentação de Partidos e Coligações:
# Formulário de demonstração de regularidade de atos partidários (Drap);
# Cópia da ata de conveção do partido;
Documentação dos candidatos:
# Formulário de requerimento de registro de candidatura com os dados pessoais e da candidatura;
# Declaração atual de bens;
# Certidões criminais;
# Fotografia recente 5x7;
# Comprovante de escolaridade;
# Prova de descompatibilização, caso ocupasse cargo público;
# Propostas defendidas