O texto que estabelece a concessão de bônus-desconto de incentivo à redução do consumo de água no Distrito Federal foi aprovado nesta segunda-feira (5/7) pela diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa). Todos que economizam água desde julho de 2009 começarão a receber o desconto a partir de março de 2011.
A redução de 20% sobre a economia feita será concedida a todas as pessoas que reduzirem o gasto em comparação ao mesmo perído do ano anterior. Os períodos de apuração ocorrerão entre janeiro e dezembro de cada ano.
Esse benefício será concedido na conta do titular em no máximo 12 parcelas mensais. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) colocará na fatura mensal de água a informação de que o consumidor terá o desconto.
Em caso de descumprimento da concessão do benefício ao consumidor que tiver direito, a Caesb fica obrigada a conceder o dobro do desconto. O valor do bônus-desconto será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de apuração.