postado em 06/07/2010 19:00
O decreto que regulamenta a lei n; 577 sobre a profissão de guardador de carro completa um ano nesta terça-feira (6/7). De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), já foram cadastrados 1.150 flanelinhas em todo o Distrito Federal.Para coibir o exercício irregular da profissão, desde o dia 27 de abril a Secretaria da Ordem Pública e Social (SEOPS) iniciou operação de fiscalização. Nas 11 operações realizadas, cerca de 200 flanelinhas foram abordados. Eles são levados à delegacia mais próxima, por onde passam por uma triagem. Os que possuem antecedentes criminais não poderão exercer esse tipo de trabalho.
Para se cadastrar o flanelinha deve comparecer à Sedest com os seguintes documentos: três nada consta criminal; um nada consta eleitoral; prova de quitação com serviço militar (para homens); título de eleitor; carteira de trabalho; identidade; CPF; foto 3x4 e comprovante de residência.
Com a documentação em mãos eles são encaminhados ao Centro de Treinamento e Capacitação da Sedest, no Guará. Lá, eles fazem um curso de um dia com oito horas de duração. Em seguida recebem um colete e o crachá que dão acesso legal para exercer a profissão. O curso é realizado uma vez por mês, e o próximo está marcado para o dia 27 de julho.