Cidades

Principais candidatos ao GDF continuam em caminhos opostos na campanha

No segundo dia de campanha, Roriz participa de cerimônia com pastores das Assembleias de Deus e pede votos aos evangélicos. Agnelo continua em intenso corpo a corpo, desta vez em Taguatinga

Luiz Calcagno, Juliana Boechat
postado em 08/07/2010 08:00
Agnelo Queiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC), os principais candidatos ao governo do Distrito Federal nas eleições deste ano, continuam em caminhos opostos na campanha eleitoral. No segundo dia da corrida por votos, o petista manteve a estratégia da última terça-feira: andou no meio do povo por mais de nove horas. Dessa vez, ele escolheu a cidade de Taguatinga. Durante a peregrinação, Agnelo percorreu a Avenida Comercial Norte, visitando todas as lojas, e a Feira dos Goianos, na Avenida Hélio Prates. Roriz, por sua vez, participou de uma cerimônia reservada pela manhã e durante a tarde recebeu aliados na casa dele, no Park Way. Hoje, o ex-governador passará o dia em reunião com assessores para definir os próximos passos da disputa pelo Palácio do Buriti.

Joaquim Roriz preferiu mais uma vez se recolher durante o dia de ontem. Pela manhã, ele participou de um encontro restrito com fiéis na Catedral das Assembleias de Deus, na 910 Sul. Na ocasião, o candidato a governador pediu o apoio dos evangélicos e afirmou que a disputa política terá um ;tom leve; e será baseada em ;projetos e realizações;. Pastor Egmar, candidato a suplente de Maria de Lourdes Abadia ao Senado, garantiu a aliança: ;Fica aqui meu apoio total a ele e a Abadia;. O pastor ocupa hoje o cargo de suplente de deputado federal. ;Com 70 dias de campanha, nas últimas eleições, consegui 34 mil votos. Este ano, vamos além;, aposta.

Rosto conhecido
O dia de Agnelo Queiroz foi novamente intenso. O petista chegou a Taguatinga às 9h e, após o corpo a corpo com centenas de eleitores, reuniu-se às 20h com lideranças comunitárias da cidade, na Praça do DI. A estratégia do candidato é aparecer para a população, tornar seu rosto mais conhecido. Segundo Agnelo, isso é importante, já que é a primeira vez que ele se candidata a governador do DF. ;Para esse estágio inicial de campanha, é um trabalho muito positivo;, disse. Nesta quinta-feira, o petista terá um café da manhã no Lago Sul e depois segue para atividades em Samambaia.

Colaborou Ariadne Sakkis

23 de setembro
Data-limite para a pessoa requerer a segunda via do Título de Eleitor


;Não vamos usar um tom agressivo;Roriz, ao lado do bispo Manoel Ferreira e do pastor e distrital Benedito Domingos:
Católico fervoroso, o candidato a governador pelo Partido Social Cristão (PSC), Joaquim Roriz, deixou de lado as reuniões durante a manhã de ontem para prestigiar em um evento evangélico o Pastor Egmar (PTdoB), suplente da candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB). A cerimônia de inauguração da nova sede da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Distrito Federal e Entorno (Conemad) ; erguida em menos de três meses na 910 Sul ; era reservada para poucos. Ainda assim, Roriz aproveitou a oportunidade para discursar pela primeira vez como candidato. Influentes, membros da Igreja Evangélica, 19 pastores ; entre eles, Benedito Domingos, um dos investigados no escândalo político deflagrado pela Operação Caixa de Pandora ; e o bispo Manoel Ferreira prometem arrebatar eleitores para a chapa de Roriz, Jofran Frejat (PR), Abadia e Alberto Fraga (DEM). O DF conta com cerca de 100 mil evangélicos.

Apesar das poucas aparições em público, Roriz garante que a campanha começou para valer.

Agnelo Queiroz foi bem recebido na Feira dos Goianos: ;Estamos confiantes, não vamos usar um tom agressivo. Vamos fazer uma luta de projetos e realizações;, definiu o candidato. Segundo ele, a presença de um evangélico na campanha eleitoral fará a diferença. ;Ganhar as eleições é fácil, o difícil é governar. O povo está envergonhado das constantes manifestações de desrespeito por parte dos governantes. Por isso, apostamos nos evangélicos, pessoas de muito valor e gente de bem;, discursou a todos. Com os nomes escolhidos para compor as chapas, o candidato ao Palácio do Buriti aposta na vitória: ;Há 20 anos na vida pública, estou acostumado a ouvir críticas e ;apanhar; de outros candidatos. Mas durante esse tempo, não conheci o sabor da derrota. Este ano, esperamos ser eleitos no primeiro turno;.

Rodízio
Com o mesmo tom animado, Maria de Lourdes Abadia contribuiu com o discurso. ;O nosso ex-governador não precisa falar que tirou os favelados das ruas nem que construiu a Ponte JK. As pessoas vêm para Brasília e sabem que tivemos e teremos um governo comprometido. Alguns reclamam que, na época de Roriz, Brasília inchou. É claro: muita gente veio para cá. Eu vim, todos vocês vieram;, disse. Ela elogiou o pastor Egmar e prometeu realizar um rodízio com os suplentes para que todos ocupem, por um tempo, a cadeira de senador da República. ;Sei da credibilidade do pastor. Pessoa de fé. Estamos aqui para colocar a mão na massa;, disse. (JB)


;Acho que os caciques estão caindo;Filippelli acompanhou o petista pela manhã
Mais afagos e mais corpo a corpo. Esse é um resumo do segundo dia de campanha da chapa PT-PMDB e do candidato ao Buriti Agnelo Queiroz. Agnelo passou o dia em Taguatinga, caminhou pelo centro, conversou com ambulantes e flanelinhas, percorreu grande parte da Comercial Norte, parando em todas as lojas para conversar com lojistas, gerentes e proprietários, abraçou muita gente e também prestigiou vendedores na Feira dos Goianos, na Avenida Hélio Prates. Mesmo lá, reduto de eleitores de seu principal concorrente, Joaquim Roriz, ele foi bem recebido. Até um palhaço saudou o candidato. ;Esse contato com a população é muito importante. Taguatinga é uma cidade forte economicamente, mas que precisa de investimentos em infraestrutura;, comentou.

Na parte da manhã, o candidato a senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o vice ao Buriti, Tadeu Filippelli (PMDB), acompanharam a caminhada, mas ambos retornaram à tarde para a Câmara dos Deputados para participar de sessões deliberativas. Agnelo continuou a jornada com militantes do PT-DF.

Lambe-lambeAbadia compareceu à solenidade: um de seus suplentes é pastor
O petista ainda teve tempo para tirar fotos 3x4 na Praça do Relógio. O fotógrafo Francisco Xavier Bezerra, 59 anos, fez os cliques de Agnelo e colou uma de imagens em um painel com a de outros clientes. Francisco está na praça há 30 anos e disse que é comum que políticos o visitem em época de eleição. ;Os candidatos sempre aparecem. O Agnelo foi o primeiro nessa campanha.;

Segundo o candidato a chefe do Executivo local, no corpo a corpo, os dois maiores pedidos da população são investimentos em saúde e em segurança. O petista também falou sobre distribuição de renda no Distrito Federal. ;A cada 10 pessoas, seis falam sobre saúde. É algo essencial que vamos colocar como prioridade. Brasília é a cidade mais desigual do país, e a quarta do mundo. Precisamos inverter isso. Esse enfrentamento é com escolas, cuidando de nossos jovens;, afirmou.

Questionado sobre a candidatura de Roriz, Agnelo evitou tocar no nome do concorrente. Ele disse, no entanto, que Brasília vive uma nova fase. ;Os concorrentes à Presidência da República veem a política como coisa séria. Acho que os caciques estão caindo. O povo está vendo.; Candidato a distrital, Chico Vigilante (PT) endossou as palavras de Agnelo. Ele torce para que Roriz seja impugnado em razão da Lei da Ficha Limpa. ;Mesmo se ele for candidato, nós vamos vencer;, garantiu. (LC e AS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação