postado em 12/07/2010 11:35
O aeroporto internacional de Brasília recebe a unidade itinerante do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) a partir desta segunda-feira (12/7). O veículo do órgão ficará estacionado próximo à plataforma de desembarque até sexta (16/7) e funcionará das 8h às 16h.As pessoas que pasarem pelo aeroporto receberão dicas e orientação para as relações de consumo, além de poderem formalizar reclamações contra qualquer empresa que tenham prestado serviço ou fornecido produtos que tenham lesado o consumidor.
Uma equipe da Gerência de Fiscalização do instituto participa da ação. O objetivo é fazer cumprir a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que entrou em vigor no dia 13 de junho e garante mais direitos ao usuário no caso de problemas nos voos. "Nós optamos pelo aeroporto pelo fato de nós estarmos no mês de julho, quando o pico de passageiros está lá em cima. Pretendemos diminuir as dúvidas e atuar em cima da fiscalização. Qualquer conflito na relação de consumo nós estaremos atuando", esclarece o diretor geral do Procon-DF, Oswaldo Morais.
Qualquer pessoa que passar pelo aeroporto JK até sexta-feira (16/7) poderá formalizar a sua reclamação. Para isto, basta apresentar documentos pessoais, notas fiscais e boletos pagos. "Nós queremos dar toda a atenção para a população, por isso, o ônibus está bem visível na plataforma de desembarque, justamente para que qualquer pessoa possa fazer a reclamação lá mesmo", informa o diretor.