postado em 14/07/2010 08:03
Você já pensou em presentear um amigo, namorado, seu pai ou irmão amanhã? É que nesta quinta-feira, 15 de julho, é comemorado o Dia do Homem no Brasil. A origem da data é de caráter eminentemente político e social (veja Para saber mais), mas, em anos alternados, há uma tentativa do comércio de emplacá-la em seu calendário de dias festivos e lucrativos, entre os quais estão Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. A parcela cada vez maior do público masculino que consome produtos outrora associados ao universo feminino ; roupas de grife, cosméticos, perfumaria e afins ; é um estímulo a mais para o varejo fazer de tudo para o público colocar a mão no bolso na ocasião. Em 2010, por exemplo, uma famosa rede vendedora de cosméticos se empenha em uma campanha publicitária agressiva alusiva ao dia, e dedicou o lançamento de um de seus produtos a ele.Para a consultora em varejo Karla Rosa, a ideia é boa. ;O varejo precisa criar estratégias para se manter, e essa é mais uma delas. Julho não é um bom mês para o comércio, e, talvez por isso, esse dia está servindo como pretexto para alavancar vendas;, analisa. Para ela, se houver investimento suficiente, é possível marcar a data no imaginário dos consumidores.
Rafael Porto, professor da pós-graduação em administração da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em comportamento do consumidor, é mais moderado ao falar sobre a data. Como Karla Rosa, ele acredita que o varejo está investindo na época porque, em julho, não existe nenhum evento para incentivar o comércio. Mas ele não acredita que a comemoração tenha força para se impor. ;A princípio, não me parece que vai ser uma data muito comemorada. Mas pode ser que no futuro vire alguma coisa, se os comerciantes souberem trabalhar bem;, avalia.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Antônio Augusto de Morais, igualmente não se mostra empolgado, apesar de representar o setor que se esforça para emplacar o Dia do Homem. ;Acho que não pega. Temos tantas datas, Dia do Sogro, do Avó, da Avó que não emplacaram;, comenta.
Gerente da rede de cosméticos que está investindo no Dia do Homem este ano, Fábio Gilioli se apoia em argumentos acerca do novo comportamento masculino para justificar a crença no potencial da data. ;O homem começa a reconhecer que é importante se cuidar e estar bonito para quem ele gosta. Vemos no dia comemorativo uma oportunidade de focar nesse público em uma data específica;, diz.
O advogado Paulo Roberto Coimbra, 37 anos, que afirma se cuidar sem levar a vaidade ao extremo, acha a data válida para quebrar preconceitos. ;Nós brasileiros não temos essa cultura de que o homem pode tomar alguns cuidados. Eu vou à academia, por exemplo, e não abro mão de roupas de boa qualidade;, conta.
Para saber mais
Preocupação com a saúde
O Dia Internacional do Homem é uma data celebrada oficialmente em vários países, em ocasiões diferentes. No Brasil, comemora-se em 15 de Julho. O dia foi criado há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e as comemorações foram iniciadas em Trinidad e Tobago, em 19 de novembro de 1999, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. Os objetivos principais da criação do Dia Internacional do Homem são melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), promover a igualdade entre os gêneros, e destacar os papéis positivos desempenhados pelos homens.
Os países que comemoram a data são Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Brasil (com destaque para Manaus e São Paulo, esta última promovendo ações de saúde), Reino Unido e Malta. O Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, originou-se a partir de um movimento histórico liderado por mulheres pela redução da jornada de trabalho, em 1857. Já o porquê de 15 de julho ter sido elegido para a celebração masculina no Brasil é um mistério. A hipótese é de que algumas datas teriam sido sugeridas e a que acabou emplacando foi essa.
Eu acho...
;Por mim, acho que não deveria ter. Já existem muitas datas mercadológicas. Mas acredito que talvez vá para a frente, porque é um contraponto ao Dia da Mulher, e o comércio deve ter feito alguma pesquisa antes de se aventurar.;
Webar Paulo, 45 anos, adestrador de cães
;Acho que não vai pegar, porque existem datas demais no comércio. Só para presentear homem já existe Dia dos Pais e Dia dos Namorados. É mais uma bobagem para as lojas ganharem dinheiro. ;
Simone Ribeiro Amorim, 38 anos, funcionária pública