Cidades

GDF desconsidera corte no programa Bolsa Universitária

postado em 15/07/2010 07:51
A ameaça de um possível corte no programa Bolsa Universitária está descartada pelo Governo do Distrito Federal. Representantes de seis instituições de ensino da cidade se reuniram ontem com o governador Rogério Rosso para discutir a falta de repasse de verbas provenientes do auxílio estudantil. Desde o início do ano, 34 faculdades particulares de Brasília e das regiões administrativas não recebem a quantia que deveria ser repassada para o custeio dos alunos beneficiados pelo projeto. A dívida acumula quase R$ 16 milhões. De acordo com o GDF, o problema ocorreu porque muitos dos estabelecimentos envolvidos não apresentaram os documentos necessários.

Aproximadamente 3,5 mil bolsistas levaram um susto quando tentaram renovar as matrículas para cursarem o segundo semestre deste ano. Muitos deles souberam da falta de repasse quando chegaram à secretaria das faculdades. O secretário de Governo, Geraldo Lourenço, afirmou que o valor exato da dívida será levantado em conjunto com cada instituição de ensino. ;O pagamento será compensado em possíveis débitos tributários que o local possua com o GDF. Quem estiver com os impostos quitados, receberá a quantia em dinheiro. O total da dívida pode, inclusive, diminuir;, ponderou.

Com a interrupção nos repasses, os alunos se encontravam em situação de inadimplência perante faculdades. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF), Renato Caiado, explica que, ainda assim, os estudantes não serão prejudicados. ;Quando o semestre letivo começar, todos os bolsistas estarão nas salas de aula;, garantiu. Segundo ele, no entanto, o problema ocorreu devido ao período de transição que o GDF enfrentou nos últimos meses. ;O programa passou a ser administrado por órgãos diferentes. Mas tudo está sendo resolvido;, acrescentou Caiado, que também atua como reitor do Centro Universitário UDF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação