postado em 15/07/2010 09:50
Uma ação de combate ao exercício irregular da profissão de guardador de carros, realizada nos estacionamentos dos shoppings Conjunto Nacional e Libertmall na noite de quarta-feira (14/7) pela Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), resultou na detenção de 24 flanelinhas. Eles foram encaminhados para a 5; DP, onde passaram por triagem para verificação de antecedentes criminais. A maior parte dos detidos tinham antecedentes pelos crimes de roubo, furto, extorsão e até assassinato. Um deles possuía 15 passagens pela polícia. Os guardadores não tinham registros policiais contra eles foram liberados após a assinatura de um termo. A equipe abordou outros homens, que foram apenas advertidos por não estarem usando colete e crachá de identificação.
Com um dos detidos foi encontrada uma caixa de laptop. O peso da embalagem simulava que havia um computador no interior, que não foi encontrado. A Seops acredita que o flanelinha tentava dar um golpe com o falso notebook. Outro guadador foi encontrado portando um estilete, que foi apreendido.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as ações são realizadas de uma a três vezes por semana em diversas partes do Distrito Federal, focando a área central do Plano Piloto. O número de denúncias feitas à ouvidoria do Seops ou pelo número 156 é o que determina o local de ação. Ainda segundo a assessoria, agentes do serviço de inteligência do órgão investigam, à paisana, antes que seja armada uma operação. O objetivo é surpeender os que trabalham de forma ilegal.