Cidades

Candidatos ao Buriti usam estratégias diferentes na campanha

Os principais candidatos ao governo iniciaram a campanha com estilos diferentes: enquanto Agnelo Queiroz tem visitado diariamente cidades do DF, Roriz se poupou nos primeiros dias e sai às ruas para valer só a partir de amanhã

Juliana Boechat
postado em 16/07/2010 07:00
Uma eleição, dois fortes candidatos a governador do Distrito Federal e duas campanhas bem diferentes. O petista Agnelo Queiroz não perdeu tempo. Desde que foi dada a largada na corrida pelos votos, no último dia 6, ele investiu no corpo a corpo com eleitores. Em nove dias, visitou 10 cidades. Já o principal adversário de Agnelo nas urnas, Joaquim Roriz (PSC), preferiu passar as duas primeiras semanas fechando os últimos detalhes para os próximos três meses ; salvo o dia em que ele inaugurou o ponto de apoio na Vila Planalto. Roriz promete, no entanto, aumentar o ritmo a partir de amanhã, quando a Coligação Esperança Renovada lança oficialmente a campanha com uma carreata pelo DF.

Com a programação organizada ao longo de todo o ano, Agnelo aproveitou o raiar do sol do primeiro dia de campanha para ir às ruas. O ponto de partida foi Ceilândia, um dos redutos eleitorais de Roriz. Por mais de 11 horas, o petista encontrou eleitores e visitou estabelecimentos comerciais. Nos dias seguintes, ele tirou fotos 3x4 na Praça do Relógio, em Taguatinga, andou abraçado com o palhaço Pirullito na feira do Gama, conversou com comerciantes e almoçou em restaurantes comunitários. ;Entendemos que, durante a campanha eleitoral, o candidato tem que estar nas ruas diagnosticando e debatendo os problemas das cidades com a população;, explicou o coordenador de comunicação da campanha de Agnelo, Luís Costa Pinto. Daqui até outubro, Agnelo deverá visitar uma região administrativa por dia e, quão mais próximo estiver da votação, intensificará o ritmo.

Agnelo concorre pela primeira vez ao GDF. Ele já ocupou o cargo de ministro do Esporte, em 2003. Três anos depois, disputou uma vaga no Senado contra Joaquim Roriz, mas acabou derrotado com 544.313 votos ; 42% do total. ;Como ele já concorreu ao Senado, temos um recall dos eleitores daquela época. Esta pode ser a primeira eleição dele ao governo, mas tem muita bagagem administrativa e política. Não vemos isso como um problema;, explicou Costa Pinto. Agnelo espera ansiosamente pelo início da propaganda eleitoral gratuita, em 17 de agosto: terá direito a 10 minutos na TV e no rádio. Roriz contará com pouco mais de sete minutos. ;Pensamos em uma agenda inteligente e vamos investir nas propagandas de TV. Assim podemos atingir uma quantidade ainda maior de pessoas;, explicou o coordenador.

Ponto de apoio

O primeiro dia de campanha de Roriz foi mais tranquilo. Ele passou a manhã no estúdio Casa da Luz Vermelha, onde posou sozinho e acompanhado dos aliados majoritários para as fotos oficiais. No dia seguinte, prestigiou o Pastor Egmar, suplente da candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia, em um evento evangélico. Ali, aproveitou a oportunidade para discursar pela primeira vez. Na última terça-feira, ele teve o primeiro contato corpo a corpo com a população na inauguração do ponto de apoio político na Vila Planalto. A presença do candidato a governador causou tumulto entre os eleitores que tentavam garantir pelo menos uma foto do momento do discurso. ;Já estamos fazendo campanha, mas ela só será oficializada sábado, às 14h;, explicou Roriz.

A partir de amanhã, no entanto, o ritmo de campanha da coligação formada por PSC, DEM e PSDB será mais acelerado. Roriz começará o sábado com uma missa no Paranoá, um culto evangélico em Santa Maria. E, na parte da tarde, uma carreata do Balão do Torto a Samambaia, onde será realizado um comício. Na tarde de ontem, o candidato do PSC se reuniu com assessores políticos e presidentes dos partidos aliados em seu escritório no Setor de Indústria e Abastecimento para decidir os últimos detalhes. ;Não estamos acomodados, mas também sabemos que quem tem que andar nas ruas o dia todo é ele (Agnelo), que está bem abaixo da gente nas pesquisas de voto. Não me preocupo com isso;, afirmou Roriz. Durante os próximos 15 dias, o ex-governador quer inaugurar 30 pontos de apoio nas regiões administrativas.

Nanicos na parada

Além de Agnelo e Roriz, o DF tem seis pretendentes ao cargo de governador. Para eles, a campanha também está nas ruas. Toninho do PSol começou a manhã de ontem com uma caminhada pelo comércio local da 102 Sul, a Rua das Farmácias. À tarde, visitou o Centro de Saúde da 114 Norte para conversar com servidores e pacientes.

Atividades com funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) estão dentro das prioridades de Rodrigo Dantas (PSTU). O político foi a um prédio da estatal, na 508 Norte, para entregar panfletos. O candidato do PSL, Newton Lins, passou a manhã em compromissos internos e, no almoço, visitou o Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina.

O candidato do PCO, Ricardo Machado, viajou ontem para São Paulo, onde se encontrará com integrantes da legenda de todo o país. Juntos. A previsão é que Machado volte a Brasília no próximo dia 29. Frank Svensson (PCB) está registrado no Tribunal Regional Eleitoral como candidato ao GDF, mas, até agora, não cumpriu agenda pública. Segundo Teodoro da Cruz Filho, secretário de Organização do partido, os aliados estão fazendo reuniões para definir as estratégias de atuação.

Eduardo Brandão (PV) passou o dia em reuniões internas. No fim da tarde, andou de metrô e conversou com eleitores na Rodoviária do Plano Piloto. Segundo a assessoria de imprensa do político, ele chegou a andar de trem em um pedaço do trecho que seguia para a Ceilândia.


Em busca de votos
Confira como foram os 10 primeiros dias de campanha dos candidatos do PT e do PSC, respectivamete:

Agnelo Queiroz

# Dia 6 Visitou estabelecimentos comerciais e andou pelas ruas de Ceilândia por mais de 11h.

# Dia 7 Passeou pelo centro de Taguatinga, conversou com ambulantes e flanelinhas e parou nas lojas e na Feira dos Goianos para conversar com os comerciantes. O petista ainda teve tempo para tirar fotos 3x4 na Praça do Relógio.

# Dia 8 Agnelo apostou no corpo a corpo em território tradicionalmente rorizista, Samambaia. Antes da caminhada, o petista visitou quadras na expansão da cidade, uma das áreas mais carentes de lá. Ele e o candidato a distrital Wasny de Roure (PT) almoçaram no restaurante comunitário de Samambaia.

# Dia 9 Saiu às ruas de Sobradinho acompanhado de todos os aliados. Agnelo e o vice, Tadeu Filippelli (PMDB), almoçaram na feira central da cidade. Os dois entraram em açougues, lojas de roupas e sapatos, farmácias, padarias e lanchonetes para cumprimentar as pessoas.

# Dia 10 Na parte da manhã, visitou a feira do Gama. Almoçou churrasco em um restaurante da cidade e visitou comerciantes e vendedores no shopping local. Os compromissos na cidade só terminaram à noite, com a inauguração do comitê majoritário da região.

# Dia 11 No último domingo, o petista escolheu Planaltina para fazer campanha, onde participou de uma carreata e cumprimentou eleitores em duas feiras. Restrita à parte da manhã, a agenda terminou com a inauguração do comitê de campanha do PT em Planaltina.

# Dia 12 Reuniões internas.

# Dia 13 Ao lado da candidata à presidência da República Dilma Rousseff, Agnelo inaugurou o comitê central da campanha, no Setor Comercial Sul, em um comício-relâmpago recheado de políticos de peso de sua aliança. Antes do ato, Agnelo fez caminhada com os militantes.

# Dia 14 Depois de tomar café da manhã com lideranças comunitárias da Candangolândia, o petista almoçou no restaurante comunitário de Santa Maria. Após a refeição, caminhou com cerca de 30 correligionários e militantes na avenida comercial da cidade.

# Dia 15 Agnelo visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal (no fim da Asa Norte). O restante do dia foi reservado à peregrinação pelas ruas do Riacho Fundo 1.

Joaquim Roriz

# Dia 06 Roriz passou o início da tarde em uma sessão fotográfica em estúdio no Setor de Clubes Sul. As fotos serão utilizadas no material de campanha. Depois do almoço, Roriz recebeu aliados em casa.

# Dia 07 Católico fervoroso, o candidato do Partido Social Cristão (PSC) prestigiou, com o Pastor Egmar (PTdoB), suplente da candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB), a cerimônia de inauguração da nova sede da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do DF e Entorno.

# Dia 08 Em duas reuniões, Roriz expôs aos nove presidentes das legendas aliadas a estratégia que deve ser seguida nos próximos três meses. Almoçou no restaurante Piantela, na 202 Sul, com os candidatos ao Senado pela coligação, Alberto Fraga (DEM) e Maria de Lourdes Abadia (PSDB); o suplente de Abadia, Osório Adriano (DEM); e o postulante a vice, Jofran Frejat (PR).

# Dia 09 Roriz recebeu em sua casa os políticos que concorrerão ao cargo de deputado federal pela coligação Esperança Renovada. Durante as três horas de conversa, Roriz ouviu as estratégias para a corrida eleitoral de cada candidato.

# Dia 10 O candidato a governador anunciou que vai repassar ao menos R$ 2 milhões para despesas de campanha dos candidatos a deputado distrital pelos partidos que o apoiam. A garantia foi feita em reunião com 386 aspirantes a uma vaga na Câmara Legislativa.

# Dia 11 Dedicou o dia a reuniões internas.

# Dia 12 Dia de reuniões internas.

# Dia 13 Inaugurou o primeiro escritório político, na Vila Planalto. A ideia é reunir os materiais de campanha neste local para, só então, serem distribuídos à população da área. Roriz pretende inaugurar um espaço como esse em cada região administrativa do DF.

# Dia 14 Roriz recebeu em sua casa a executiva nacional do PSC. Apesar de o diretório regional apoiar candidato diferente nas eleições nacionais, o presidente do partido, pastor Everaldo, garantiu que não há constrangimentos. Eles aproveitaram o tempo para analisar o que foi feito até agora e como serão os próximos dois meses e meio de corrida pelos votos.

# Dia 15 Reuniões com assessores políticos e presidentes de partidos para fechar os últimos detalhes da carreata programada para hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação