Cidades

R$ 13 milhões serão investidos para capacitar profissionais do turismo até a Copa de 2014

Governo federal apresenta às instituições do setor projeto que oferecerá cursos aos estudantes e trabalhadores do setor, a fim de prepará-los para receber os visitantes torcedores

postado em 16/07/2010 08:21
Possidônio prefere aula presencial, mas pretende fazer o curso on-lineEleita uma das cidades-sede da Copa de 2014, falta a Brasília um diagnóstico sobre as necessidades para acolher o turista torcedor, que o maior torneio mundial atrairá à capital federal. Recriada há pouco mais de um mês, a Secretaria de Turismo do DF reconhece que não tem como mensurar as reais demandas de capacitação locais. ;Não podemos qualificar sem ter o mapeamento da nossa situação em mãos. Mesmo assim, apoiamos todo projeto que vise a melhoria no setor;, disse Cristina Malheiros, subsecretária de Produtos e Serviços de Turismo do Governo do Distrito Federal, referindo-se ao programa Olá Turista, apresentado ontem pelo Ministério do Turismo aos representantes do trade turístico brasiliense.

O projeto federal oferecerá gratuitamente cursos on-line de inglês e espanhol para profissionais e estudantes ligados ao turismo. De acordo com o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do Mtur, Luciano Paixão, o investimento chega a R$ 13 milhões. ;Todo o programa foi montado com o intuito de aproximar o profissional que lida diretamente com os turistas, como garçons, taxistas e camareiras, da língua estrangeira;, explicou. Os módulos terão como base as aulas da Englihstow, considerada a maior escola on-line de inglês do mundo, adaptadas para cada região do país que receberá os jogos da Copa do Mundo. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.olaturista.org.br até 31 de julho. As vagas serão disponíveis de acordo com a demanda de cada unidade da Federação.

Carla Cristina, vendedora de artesanato na Torre de TV, já visitou o site do programa, por entender que Em outros estados, secretarias e empresas de turismo se uniram e conseguiram formar as chamadas salas de conexão, locais reservados a profissionais interessados em realizar o curso, mas que não têm como acessar um computador. Em vigor desde setembro do ano passado, os cursos de inglês e de espanhol são divididos em três módulos, com o total de 80 horas. O prazo máximo para a conclusão é de um ano.

Envolvimento
O sucesso do programa passa pelo envolvimento de instituições locais ligadas ao turismo, uma vez que serão reservadas vagas somente para as inscrições de pessoas associadas a elas. Para o presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare), Antônio Velôso, a intenção é louvável, mas o fato de o aluno só poder optar por uma língua empobrece a proposta. ;Isso restringe a continuidade de quem quiser levar o aprendizado adiante.;

De acordo com o diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Neio Campos, apesar da boa formação das empresas turísticas em Brasília, o pessoal do apoio, das atividades diretas, ainda precisa de treinamento técnico. ;Além do idioma, a qualificação passa também por cursos que melhorem o desempenho desses funcionários em aspectos técnicos.;

Em constante contato com pessoas de outros países, o taxista Possidônio Azevedo disse preferir aula presencial, mas não descarta a participação na iniciativa. ;É sempre bom aprender coisas novas e melhor ainda é poder usá-las no trabalho para aumentar meu rendimento. Poder mostrar os pontos turísticos da cidade para um gringo, na língua dele, é um avanço e tanto para nosso serviço;, avaliou.

Sônia da Silva acredita que estudar pelo computador será mais fácilPara a vendedora Carla Cristina, que trabalha na Feira da Torre, essa é ;uma oportunidade imperdível;. ;Assim que fiquei sabendo do site resolvi participar. Sempre atendemos estrangeiros aqui e ter uma segunda língua vai ser uma ajuda imensa no momento de atender o cliente.; Para outra vendedora, Sônia Lima da Silva, além da facilidade de conhecer um novo idioma, o computador irá ajudar no momento da aprendizagem. ;Poder fazer o curso por computador torna tudo muito mais prático. Eu mesma vou poder definir meus horários;, explicou.

"Todo o programa f"i montado com o intuito de aproximar o profissional que lida diretamente com os turistas;
Luciano Paixão, coordenador-geral de Qualificação e Certificação do Ministério do Turismo



Os cursos
Os cursos serão ministrados em três módulos on-line: básico, profissional e regional. O primeiro dá ao aluno uma simples noção da língua em cerca de 52 horas de aula. A partir do segundo módulo serão ensinadas linguagens técnicas e específicas para profissão do aluno. O terceiro e último módulo é destinado aos costumes, aos pontos turísticos e à história da região em que cada um vive. No fim será entregue um certificado autenticado pelo Ministério do Turismo.

Inscrição
A associação interessada em oferecer os cursos para os associados deve entrar no site do projeto, preencher um cadastro, solicitar o número de vagas necessárias e aguardar a confirmação. Em seguida, a entidade receberá códigos para distribuir entre os interessados. Aqueles que não forem ligados à entidade devem preencher o cadastro de pessoa física, comprovar a ligação com o setor turístico e aguardar a aprovação do ministério. As inscrições vão até 31 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação