Cidades

Homem acusado de mais de 20 estupros é preso em Ceilândia

postado em 16/07/2010 10:27
A Polícia Civil do Distrito Federal apresentou, nesta sexta-feira (16/7), um homem acusado de praticar mais de 20 estupros em Ceilândia. A prisão ocorreu na madrugada de quinta-feira (15/7), após uma investigação conjunta das quatro Delegacias de Polícia da região (Ceilândia, Ceilândia Centro, P Sul e P Norte), desde março deste ano ; o primeiro registro do crime ocorreu em março de 2009. No entanto, pelas semelhanças dos fatos, as DPs resolveram integrar a procura pelo autor.

Márcio Vieira Dias, de 30 anos, foi detido em casa, no P Norte. Ele confessou ter cometido os 26 estupros pelos quais era investigado (veja abaixo quantas foram as vítimas em cada região de Ceilândia). Apesar disso, o diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Cardoso, acredita que haja mais vítimas que não registraram ocorrência. A expectativa é que, após a divulgação da foto do acusado, mais pessoas procurem a delegacia para registro do abuso.

Durante entrevista coletiva esta manhã, Cardoso ressaltou ter certeza do envolvimento de Márcio em todos os 26 estupros registrados nas delegacias de Ceilândia. Isso porque, a forma de atuação do acusado era sempre a mesma em todos os casos. As vítimas, garotas com idades entre 12 e 16 anos, eram abordadas geralmente na porta de escolas. Ele as segurava por trás, pedia que não se virassem, utilizava algum objeto agudo para simular estar armado, embora nunca atuasse com revólveres ou facas, e levava as meninas para um local de difícil visualização.

Segundo a polícia, Márcio era cuidadoso. Algumas vezes, ele chegou a pegar os celulares das vítimas e jogar os aparelhos longe do alcance delas, mas antes limpava suas impressões digitais para não ser reconhecido. Algumas vezes, o ato era consumado, outras não. Por vezes, também, o estuprador utilizava preservativos.

Apesar da certeza da polícia devido à semelhança de todos os crimes, apenas uma das vítimas, ao registrar ocorrência, afirmou ter material biológico de Márcio. Um exame de DNA confirmou a identidade do autor. O diretor-geral da PCDF não informou quantas das meninas abusadas já identificaram o preso.

Cardoso destacou ainda que, durante o depoimento prestado ontem ; o acusado passou o dia na 23; DP dando esclarecimentos ;, Márcio afirmou já ter sentido vontade de cortar os próprios genitais. O preso contou, ainda, ter sido abusado sexualmente quando mais novo. As afirmações levam a polícia a acreditar que ele sofra de disfunções psicológicas.

A última ocorrência contra ele foi registrada em 1; de julho de 2010. Veja abaixo a quantidade de ocorrências registradas em cada um das delegacias de Ceilândia:

15; DP (Ceilândia Centro): 10 vítimas
19; DP (P Norte) ; uma vítima
23; DP (P Sul) ; 12 vítimas
24; DP (Ceilândia) ; três vítimas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação