Cidades

MP decide nesta tarde como será a devolução dos pertences apreendidos de indígenas

Luiz Calcagno
postado em 20/07/2010 13:27
O Ministério Público deve decidir, na tarde desta terça-feira (20/7), quando será feita a devolução dos pertences dos indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios. A Administração de Brasília foi até o local esta manhã com a intenção de devolver os objetos dos indígenas apreendidos durante uma operação da Polícia Militar (PM) no dia 10 de julho. Por volta das 10h45, dois caminhões pararam próximo ao acampamento, na altura dos Ministérios das Comunicações. No entanto, a polícia não deixou que os índios descarregassem os caminhões.

O Ministério Público (MP), preocupado com a possibilidade de os índios voltarem a armar barracas no gramado, também voltou atrás na decisão de entregar os pertences, apesar de as lideranças do acampamento garantirem que não haviam barracas. Mesmo assim, o material voltou para a Administração e só será entregue após uma reunião entre os advogados dos indígenas com o MP, que acontece às 14h.

Mesmo após a decisão, dois índios chegaram a descarregar uma mala e um edredom sob protesto dos outros integrantes do acampamento.

As lideranças e os advogados dos indígenas ainda precisam determinar com o Ministério Público, durante a reunião, se o material será descarregado na Esplanada ou na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Setor de Rádio e TV Sul. A posição dos indígenas deve ser de que os pertences sejam descarregados no local, já que foram retirados de lá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação