Luiz Calcagno
postado em 20/07/2010 18:52
Os pertences dos indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios, apreendidos no dia 10 deste mês, serão devolvidos nesta quarta-feira (21/7). Em uma reunião no Ministério Público, às 14h desta terça-feira (20/7), entre o advogado dos manifestantes, Ulisses Borges, e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Militar e do GDF, ficou definido que uma liderança indígena deverá buscar os bens do grupo às 9h de amanhã na Vila Planalto, em um depósito da Subadministração de Brasília.[SAIBAMAIS]Um caminhão da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) será utilizado para levar os pertences novamente à Esplanada. Segundo o advogado Ulisses, a operação só não foi realizada nesta segunda porque o local onde os objetos estão guardados fecha às 16h, horário em que a reunião acabou.
Quanto às reivindicações feitas pelos índios, nada mudou. O grupo garante que vai continuar acampado até, pelo menos, as pautas do movimento serem discutidas com o Ministério da Justiça, sem data definida.
Reinvindicações
Os líderes indígenas exigem a revogação do Decreto n; 7.056, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de dezembro último, dispondo sobre a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles reivindicam ainda nomeação de um representante indígena em lugar do atual presidente do órgão Márcio Meira e a criação do Conselho Nacional dos Direitos Indígenas, composto exclusivamente por índios.