Cidades

Operação Pedreira prende quadrilha especializada em tráfico e homicídios

O grupo repassava drogas para bocas de fumo. Eles seriam responsáveis também por quatro homicídios

postado em 21/07/2010 19:23
Durante a manhã desta terça-feira (20/7), agentes da 11; Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), com o apoio da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD), prenderam 11 pessoas, durante a Operação Pedreira. O grupo é formado por nove homens e duas mulheres, acusados de fazerem parte de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido.

O líder do bando era Felipe Fernandes Scapim, que também foi preso em flagrante. O irmão do líder, Fabiano Fernandes Scapim, a mãe e a tia também faziam parte da quadrilha. As prisões ocorreram em Taguatinga, Vicente Pires, Samambaia, Núcleo Bandeirante e entorno.

A polícia apreendeu 4kg de maconha suspeitas de vir do Paraguai, três carros, dois laptops, duas pistolas, uma escopeta e munições. Algumas armas eram de uso restrito das Forças Armadas. A polícia acredita que a quadrilha tenha uma metralhadora, já que em um dos laptops havia a imagem de uma e uma peça desse armamento foi encontrada.

Investigação

De acordo com o delegado-chefe da 11; DP, João Carlos Lóssio, o grupo era investigado há quatro meses. "O trabalho da polícia teve início depois de prisão de duas quadrilhas que vendiam drogas nas portas de escolas do DF. Entre eles havia fornecedores desta quadrilha", explicou o delegado.

Segundo o diretor-adjunto da Policia Civil, Adval Cardoso, existem mais 25 pessoas envolvidas na quadrilha. "O grupo é muito maior, mas os principais integrantes já estão detidos", disse ele.

O bando repassava a droga em Candangolândia, Riacho Fundo, Vicente Pires, Taguatinga e nas cidades do entorno: cidade Ocidental, Valparaíso e Luziânia. Três dos homens eram revendedores, quatro, gerentes das bocas de fumo em que distribuíam as drogas, um cuidava do laboratório de drogas e o outro era motorista.

Homicídios

A polícia confirma que a quadrilha é responsável por quatro homicídios e uma tentativa. E o grupo pode estar envolvido também em uma outra tentativa de homicídio, que ocorreu ontem (20/7) a uma mulher moradora de Luziânia.

Felipe havia sido condenado em 2006, a sete anos de prisão por tráfico de drogas, mas estava solto devido a progressão de pena. A maioria dos integrantes do grupo têm antecedentes criminais.

De acordo com o Lóssio, as 11 pessoas foram autuadas por tráfico de drogas, associação ao tráfico, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e corrupção de menores. O jovem de 17 anos está na Delegacia da Criança e Adolescentes (DCA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação