Luiz Calcagno
postado em 22/07/2010 08:04
Motoristas e cobradores realizaram nova paralisação relâmpago na manhã desta quinta-feira (22/7). Os ônibus que fazem as linhas da Estrutural, Guará, P Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Cruzeiro pararam a partir das 5h. Os veículos da Viação Planeta, da garagem do Pistão Sul voltaram a rodar às 9h, os da garagem central da Viação Planalto (Viplan) retornaram às ruas um pouco mais cedo, a partir das 8h20. O sindicato dos Rodoviários já anunciou: haverá uma greve geral caso o acordo não seja cumprido ou uma nova proposta seja apresentada até este domingo (25/7).De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, as paralisações servem para conversar com as categorias sobre a assembleia para a votação de greve geral, que está marcada para o próximo domingo.
Segundo um dos diretores do sindicato, Messias dos Reis, as empresas ainda não pagaram o adiantamento salarial e o valor da cesta básica, que deveriam entrar na conta dos funcionários todo dia 20. "Nós estamos fazendo essas paralisações relâmpago para conscientizar os empresários a cumprirem o acordo. Nós também não queremos fazer uma greve geral, mas é o que vai acontecer se uma nova proposta não for apresentada até domingo", ameaça o diretor.
A reportagem do Correio Braziliense passou por várias paradas de ônibus nas regiões afetadas e constatou que as paradas do Guará, P Sul e Núcleo Bandeirante foram as que ficaram mais cheias de passageiros a espera de ônibus.