postado em 23/07/2010 06:17
Os rodoviários circulam normalmente na manhã desta sexta-feira (23/7). É o que garante o sindicato da categoria. Segundo um dos diretores, Messias dos Reis, como decidido em reunião na tarde de ontem, todos os coletivos partem de suas respectivas garagens em horário normal e não há nenhuma previsão de uma nova paralisação. Até por volta de 6h, a realidade encontrada nas ruas pela reportagem do Correio confirmava essa situação. Na garagem da Viação Planalto (Viplan) Setor de Oficinas Sul, os ônibus saiam como de costume desde o início do expediente, às 4h30. De lá, partem 138 coletivos que atendem a Estrutural, o Guará, o Cruzeiro e o Núcleo Bandeirante.
Na garagem da Viplan de Sobradinho, a situação também estava normal. Por volta de 6h30, todos os coletivos deixavam o terminal no horário previsto. De lá, saem 40 veículos com destino aos Eixos Sul e Norte.
Entenda
A categoria espera que os empresários depositem o que devem até hoje. Todo dia 20 de cada mês, motoristas e cobradores recebem o adiantamento salarial de 40% e o valor da cesta básica, de R$ 112. No entanto, algumas empresas, entre elas o grupo Canhedo e a Planeta, não pagaram seus funcionários este mês. Desde então, a categoria tem feito paralisações relâmpago. O Sindicato destaca que, caso os valores em questão não sejam depositados, novas paralisações podem ocorrer durante a tarde de hoje.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus Coletivo do DF (Setransp-DF), o pagamento não foi realizado por falta de dinheiro em caixa. O representante dos patrões destaca, ainda, que os empresários aguardam a análise, pelo GDF, da planilha de gastos e uma manifestação acerca do aumento de passagens, reivindicados pelas empresas de ônibus. Por meio da assessoria de imprensa, o governo informou que vai cumprir o prazo, até amanhã (24/7), para a avaliação dos gastos e recebimentos das empresas. No entanto, ainda não há uma previsão de quando a divulgação das conclusões da análise deve ocorrer.
Aguarde mais informações