Cidades

Cuidados essenciais para alunos e familiares

Com o retorno da temporada letiva na abertura do segundo semestre do ano, a PM elabora uma operação especial e distribui cartilhas para pais e estudantes, orientando, em especial, sobre o trânsito

postado em 24/07/2010 07:18
Começam na segunda-feira as aulas do segundo semestre letivo da rede pública de ensino. Com isso, é necessário redobrar a atenção com a segurança pessoal e com o trânsito. O Departamento de Trânsito estima que o volume de carros em circulação aumentará em até 35%, trazendo para as ruas 400 mil veículos a mais durante a semana. A fim de orientar pais e alunos sobre os procedimentos adequados para evitar acidentes e situações perigosas, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar realiza a operação Volta às Aulas.

Com o retorno da temporada letiva na abertura do segundo semestre do ano, a PM elabora uma operação especial e distribui cartilhas para pais e estudantes, orientando, em especial, sobre o trânsitoTodo o efetivo do BE ; 530 policiais ; participa da ação, devendo circular nas imediações das escolas fazendo blitzes de fiscalização e entregando cartilhas educativas com instruções aos estudantes, sobre a segurança do pedestre, e aos pais, para evitar congestionamentos no trânsito. Equipes formadas por oito policiais deverão fixar ponto em 50 escolas pelo Distrito Federal, situadas em locais mais perigosos. ;Queremos garantir que o retorno dos alunos seja seguro. O trabalho é justamente para prevenir que acidentes aconteçam;, explica o subcomandante do batalhão, major Valtênio Antônio de Oliveira.

Com o inchaço da frota, a recomendação é que as famílias saiam mais cedo de casa para não pegar engarrafamentos. ;Na hora de deixar os filhos na escola, os pais não devem estacionar nas faixas de pedestre nem formar filas duplas;, diz o major Valtênio. Os estudantes podem contribuir com a agilidade tendo todo o material escolar em mãos antes de chegar ao colégio. O Batalhão Escolar alerta os pais que contratam serviços de transporte para se certificaram de que os ônibus e vans têm permissão e registro no Detran para exercer a função e de que os veículos estão em dia com as vistorias.

Aos estudantes, as velhas e boas dicas de sempre: atravessar na faixa, andar em grupo e preferir locais movimentados. ;Recomendamos também que os jovens evitem ostentar objetos de valor, como tênis, celulares e outros eletrônicos, para diminuir as chances de assalto;, completa o subcomandante. Em caso de ameaças ou situações perigosas, o aluno deve comunicar à direção da escola e à Polícia Militar, pelos telefones 9968-8950 e 190. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) também participará da operação. Nos horários de pico, o helicóptero da PM sobrevoará as escolas.

Avaliação
Para o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, o segundo semestre será uma oportunidade de rediscutir as estratégias e estruturas do ensino médio. Com os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em mãos, Aguiar reconhece que o desempenho da rede pública está aquém do ideal e é prova de que mudanças são necessárias. ;Precisamos fazer uma revisão do ensino público do DF. No ensino fundamental estamos bem nas estatísticas, mas o ensino médio está estagnado. Mesmo que tenhamos saltado da última posição para o 4; lugar no ranking nacional;, afirma.

Apesar de não concordar com a escala de escolas definida pelas notas da provas, o secretário de Educação acredita que o resultado aponta uma direção. ;O que temos visto é que há um problema curricular, que precisa ser ajustado. Isso requer uma discussão grande, que envolva todos os segmentos da educação. Vamos, inclusive, conversar com o Ministério da Educação para definir o que pode ser feito;, informa.

Quatro perguntas para
Marcelo Aguiar, secretário de educação do GDF

Como contornar as dificuldades observadas na rede pública de ensino?
De forma geral, temos visto pelas avaliações do MEC que o ensino no DF tem melhorado. Mas ainda há lacunas. É preciso capacitar mais os professores, dar mais condições estruturais aos alunos. Temos, por exemplo, que começar a pensar no ensino médio profissionalizante. As classes mais baixas, em especial, têm uma expectativa de entrar no mercado de trabalho e a escola atual não acompanha isso, assim como não acompanhou as evoluções tecnológicas. Mas algumas medidas, como a desburocratização dos recursos, têm se mostrado eficazes.

Mas as escolas não têm recebido o dinheiro do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).
De fato, os recursos não foram distribuídos. O problema aconteceu porque muitas escolas tiveram problemas na prestação de contas. E é preciso analisar caso a caso. A rede tem 653 escolas. A maioria delas já está com o processo avançado e o dinheiro deve ser repassado nas próximas duas semanas.

Quais são os projetos previstos para o segundo semestre?
Vamos lançar o edital para a construção de quatro jardins de infância, que tem uma grande demanda. Após o período eleitoral, esperamos a liberação dos recursos do Ministério da Educação que viabilizarão o resgate do projeto das Escolas Parque, que serão distribuídas em outras cidades do DF. Também vamos transformar a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação em uma instituição de ensino superior, como a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), da Secretária de Saúde.

Uma restruturação no sistema de ensino leva tempo. O senhor deve permanecer no posto até janeiro, quando assume o novo governo. O que pode ser feito até lá?
Quando o assunto é educação, não se pode pensar em soluções imediatas. Tenho clareza de que não resolverei todos os problemas em seis meses, mas, se não dermos o primeiro passo, nada nunca vai mudar. Quero deixar como legado ao próximo governo essa discussão iniciada e uma secretaria em uma situação melhor do que a que encontrei quando a assumi. A classe política tem começado a entender que as ações na área de educação têm que ser perenes.

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