Cidades

Incêndio de grandes proporções atinge Floresta Nacional de Brasília

postado em 24/07/2010 19:27
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona-DF) neste sábado (24/7). Estima-se que o fogo, inciado às 15h e controlado por volta de 18h30, tenha destruído uma área de cerca de 50 hec ; o que corresponde a 500 mil m;.

Cerca de 60% da região devastada era ocupada por pinheiros e 40%, por cerrado. Como não ocorre incêndio no local há aproximadamente dois anos, havia muita madeira e vegetação verde acumulada, o que explica a formação de fumaça muito densa. Em razão disso, quem passava pela via Estrutural pensava estar havendo um incêndio de maior proporção que o registrado.

Para combater o fogo, foram utilizadas 10 viaturas do Corpo de Bombeiros e uma aeronave. Além de 10 brigadistas da Flona, também atuaram 57 bombeiros. Eles utilizaram o combate direto, com abafadores e água, e também uma técnica conhecida como acero - a vegetação em volta do local incinerado é retirada para que o fogo não se espalhe.

Por volta de 19h, alguns troncos ainda queimavam. Mas não há risco de provocarem novo incêndio porque estão dentro do que os bombeiros chamam de área negra e vão terminar de queimar sem possibilidade de espalhar. A equipe de brigadistas da floresta vai fazer uma ronda pela região e, por volta de 22h, uma nova equipe do Corpo de Bombeiros retorna para fazer um levantamento dos estragos. Ainda não é possível apontar uma causa para o incêndio. A perícia fica pronta em 30 dias.

Os 57 bombeiros que atenderam o incêndio fazem parte da Operação Verde Viva, montada em toda época de seca, entre os meses de abril e novembro. Todos os dias, durante este período de baixa umidade, ficam à disposição 90 homens para todo o DF. Os brigadistas que fazem parte da operação, não interferem no socorro diário.

Este foi o primeiro grande incêndio registrado na Flona neste ano. Somente hoje, Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros atendeu, até por volta de 19h, 46 outros focos. Segundo a corporação, nenhuma das outras ocorrências atingiu grandes proporções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação