Cidades

Ônibus interestaduais, só na nova rodoviária

postado em 25/07/2010 07:38
A partir de hoje, os ônibus que chegam e saem de Brasília para outros estados têm um novo ponto de encontro. A Rodoferroviária foi substituída pela Rodoviária Interestadual, que fica na Epia Sul, perto da estação Shopping do metrô. Todas as atividades da Rodoferroviária foram transferidas para o novo local. ;Não haverá período de transição, o antigo prédio já foi desativado;, anunciou o gerente do terminal rodoviário, Antonino Alibrando. A saída do primeiro ônibus, com destino a Feira de Santana (BA), estava marcada para a 0h10 de hoje. Às 11h, está prevista uma solenidade com a presença do governador Rogério Rosso e da vice-governadora Ivelise Longhi.

O período, entretanto, ainda é de adaptação para os 4,6 mil passageiros que vão circular por lá diariamente e para as 46 empresas que vão operar no local. Algumas medidas estão sendo tomadas para que o fluxo corra sem maiores transtornos. O ideal é que quem já tenha passagens compradas chegue com pelo menos uma hora de antecedência. ;As passagens que já foram emitidas não foram acompanhadas dos bilhetes eletrônicos que dão acesso à área de embarque e os números impressos das plataformas não estão corretos. É preciso resolver essas pendências antes de embarcar;, alerta Alibrando. Para os passageiros que se esquecerem do novo endereço e forem à Rodoferroviária pegar os ônibus, o GDF vai providenciar transporte para transferi-los para o novo terminal.

A Rodoviária Interestadual, na Epia Sul, começa a funcionar hojeUm dos pontos positivos da Rodoviária Interestadual é a fácil acessibilidade. Além das duas linhas de ônibus que param na porta do local, a estação do metrô tem saída virada para a Rodoviária. Foram disponibilizadas 160 vagas pagas e 55 vagas públicas para os automóveis e 33 vagas para táxi. O complexo foi desenhado para mais bem receber os deficientes visuais, auditivos e motores. Há rampas com inclinação adequada, telefones e sanitários adaptados, piso tátil, balcões na altura apropriada para atendimento de cadeirantes e central de informações com atendimento especial.

O novo prédio, de 20 mil m;, foi construído com o conceito de arquitetura sustentável e custou R$ 55 milhões. O local é aberto para favorecer o uso de iluminação e ventilação natural. O teto foi desenhado para estocar a água da chuva e usá-la para irrigar o jardim do empreendimento. Foram colocados também bilheterias personalizadas e bilhetes eletrônicos para facilitar o acesso à área de embarque e painéis eletrônicos com informações sobre partidas e chegadas.

Agora, apenas os passageiros podem chegar perto dos locais em que circulam os ônibus. Visitantes e acompanhantes terão que esperar fora da área de embarque. O objetivo dessa medida é facilitar o fluxo de ônibus para diminuir atrasos. Além disso, é uma maneira mais eficaz de controlar a circulação dos passageiros.

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