A Polícia Militar apreendeu, até as 18h desta terça-feira (27/7), 28 pássaros silvestres no Gama. A Operação Freedom começou pela manhã e segue até as 21h desta terça-feira (27/7).
De acordo com informações do delegado de plantão da 14; Delegacia de Polícia (Gama), Sergio Bautzer, foram presos: o pedreiro Valtermom Ferreira da Silva, 38 anos; o servidor público Rosaldo Viana de Melo, 53 anos; e o aposentado Pedro Pereira dos Reis, 67 anos. A polícia suspeita que eles sejam os donos dos animais.
"Eles foram autuados porque não apresentarem permissão, licença ou autorização para manterem os animais em cativeiro", disse o delegado. Valtermon tinha passagem por lesão corporal e em 2009 ele foi detido como usuário de drogas.
A pena do trio pode chegar até um ano de detenção, podendo ser aumentada em seis meses. Isso dependerá da espécie de cada animal apreendido.
O delegado afirmou que os homens não têm nenhum vinculo. Eles prestaram esclarecimentos na delegacia e foram liberados por cometeram uma infração penal de menor potencial ofensivo.
Valtermom, Rosaldo e Pedro assinaram o termo de compromisso de comparecimento. O Termo Circunstanciado (TC) que será encaminhado na próxima semana, ao juizado especial criminal.
As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Taguatinga. O lugar é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Aguarde mais informações