postado em 28/07/2010 06:00
Se você namora uma peça de roupa ou sapatos na vitrine há meses, mas o dinheiro anda curto, chegou a hora em que o objeto de desejo pode ser seu. Julho está terminando e, em agosto, as coleções de inverno cederão lugar à moda primavera-verão nas lojas. A fim de se desfazer dos estoques antigos, as lojas do segmento vestuário estão oferecendo descontos de até 70% sobre os produtos. A dica é comprar com responsabilidade e saber escolher aquelas peças que são atemporais.;As liquidações de mudança de estação são oportunidades únicas de renovar o guarda-roupa a preços excelentes;, analisa a consultora de varejo Karla Rosa, da empresa Empório ReK. Ela aconselha, no entanto, os consumidores mais afoitos a pesquisarem antes de sair no rastro das ofertas. ;Minha sugestão é as pessoas pesquisarem sites de moda (1) na internet, para ficarem a par das últimas tendências. Assim, poderão saber quais peças serão contínuas, mesmo com a troca de coleções. Vestidos curtos e sapatos altos, por exemplo, devem permanecer;, ensina.
Karla lembra ainda que o Brasil sediou dois grandes eventos de moda este ano, São Paulo Fashion Week e Rio Fashion. Para a consultora, ir em busca do que esteve nas passarelas nas duas semanas de desfiles é um bom ponto de partida para saber a quais estilos, cores e modelos de peças e acessórios dar preferência.
Os comerciantes do Distrito Federal acreditam que o faturamento em julho, mês tradicionalmente fraco para o varejo, deve ser pelo menos mantido na comparação com junho graças às promoções. Isso porque o custo reduzido dos artigos estimula o cliente a levar uma quantidade maior de itens para casa.
Tendências
Os preços em baixa devem durar até a segunda quinzena de agosto, quando coleções novas, com cores mais quentes e alegres do que o cinza, o preto, o marrom e o roxo que imperaram neste inverno, devem chegar às prateleiras. Na ocasião, o público, além de ser atraído pelas novas tendências, sairá em busca do presente do Dia dos Pais, o que deve garantir vendas aquecidas.
Na loja da empresária Monique Varejão, todo o estoque está com os preços reduzidos. Monique comanda a representação em Brasília da grife carioca Gisele Barbosa, que trabalha com roupas e acessórios produzidos artesanalmente. Monique optou por descontos de 15% a 50% sobre os preços normais. A loja entrou em ritmo de promoção no início deste mês e deve prosseguir assim até a metade do próximo. Entretanto, de acordo com a proprietária, as vendas caíram com relação ao mesmo período do ano passado. ;Teve uma queda de uns 10%. Acredito que a Copa do Mundo tenha influenciado;, afirmou.
Monique conta que os clientes que vão à loja em busca de artigos de inverno em promoção dão preferência a peças que não saem de moda. ;As clientes levam mesmo os coringas, optam por cores como o preto, que é básico;, diz.
1 - Ajuda virtual
Nos sites especializados em moda, você pode se informar não apenas sobre as tendências da estação, mas também sobre as melhores combinações entre diferentes peças, ou sobre que tipo de roupa se adapta melhor às suas características físicas. Um bom exemplo de página desse tipo é a Chic, mantida pela consultora em moda e comportamento Glorinha Kalil. O endereço é .
Tempo de liquidação
A mudança de estações e outros fatores contribuem para que os comerciantes apelem para as promoções em julho. Muitas famílias aproveitaram o recesso para viajar, esvaziando a cidade. Além disso, abril, maio e junho foram meses de gastos com Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e ; excepcionalmente este ano ; Copa do Mundo. Tudo isso acrescido ao pagamento de tributos como o Imposto sobre Veículos Automotivos (IPVA) e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
;As pessoas estão pouco estimuladas a consumir. Tentamos contornar isso por meio das promoções;, pondera o comerciante Márcio Faria Júnior, dono de três lojas no DF. São elas o Empório Multimarcas e a V Max Jeans, ambas no Alameda Shopping, em Taguatinga, e a V Max Hill, na 110/111 Sul. O empresário relata que jeans, camisetas, cintos, sapatos e tênis estão com descontos de 20% a 70% nas unidades.
Tradição
Também se precavendo contra a debandada de clientes típica da época, o Park Shopping dá início nesta sexta-feira à tradicional Liquidação Lápis Vermelho. Durante quatro dias, todos os lojistas darão desconto de até 70% sobre seus produtos. De acordo com Marcelo Martins, superintendente do shopping, a expectativa é de que as vendas cresçam 15% entre sexta e domingo, último dia da promoção.
Nas cinco unidades da Mr.Foot, rede do DF que trabalha com sapatos, bolsas e carteiras, os descontos chegam até a metade do preço original do produto. A gerente da unidade do Alameda Shopping, Vânia Cecília, diz que a procura pelos produtos a custo promocional chegou a crescer com relação ao mesmo período do ano passado e até a junho. Entretanto, como o custo está reduzido, a alta no volume de vendas não provocou crescimento mensal no faturamento.
Dicas
Como aproveitar a temporada de liquidações
- Não compre nada por impulso. Levar uma peça só porque está barata não é bom negócio. Avalie antes se você terá ocasião para usá-la, se ela faz o seu estilo, além de outros quesitos.
- Antes de sair, dê uma boa olhada no guarda-roupa e veja o que está faltando.
- Experimente antes de comprar. Muitas lojas não aceitam trocas de artigos em promoção.
- Prefira os clássicos que não saem de moda. Uma regata branca ou um vestidinho preto, por exemplo.
- Aproveite para escolher produtos de boas marcas. A época de liquidações é a ideal para levar a bolsa ou o sapato dos sonhos, que você jamais poderia pagar em tempos normais.