postado em 28/07/2010 11:36
O Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília (UnB) parou de servir refeições desde a noite desta terça-feira (28/7). O motivo, foi o desligamento imediato da caldeira do RU, pois havia risco do rompimento da tubulação de vapor.A UnB terá de comprar refeições prontas para continuar oferecendo alimentação aos alunos. Somente os moradores da Casa do Estudante Universitário serão beneficiados, pois existe um contrato que garante o direito a esses alunos. Para os demais estudantes, existe um processo de terceirização para o fornecimento de comida pronta. Algumas empresas já apresentaram as propostas para a licitação.
De acordo com a diretora do RU, Cristiane Moreira, o parecer do Centro de Manutenção de Equipamentos (CME) revelou que a tubulação que leva o vapor da caldeira para a cozinha do RU está corroída. "Uma solda foi improvisada no local onde havia um vazamento. Como o problema persistiu, o CME recomendou que fosse desativado", explica a diretora. Sem o equipamento, não é possível cozinhar alimentos em grande quantidade ou a higienização dos pratos e talheres.
O vapor que vem das caldeiras possui altas pressão e temperatura, o que apresenta risco a funcionários e à população. "Essa caldeira já tem mais de 30 anos, foi adquirida junto com a inauguração do prédio. O recomendado é que o restaurante tenha duas caldeiras funcionando, mas uma delas, a mais nova,quebrou e não foi consertada", revela Cristiane.
Em 2006, um novo processo foi aberto para a aquisição de uma nova caldeira. A prefeitura do Campus propôs que o equipamento não deveria ser abastecido por energia elétrica, devido ao grande consumo. O processo foi arquivado em 2009 e não foi reaberto.