Cidades

Problemas na cozinha fecham as portas do Restaurante Universitário

postado em 28/07/2010 11:36
O Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília (UnB) parou de servir refeições desde a noite desta terça-feira (28/7). O motivo, foi o desligamento imediato da caldeira do RU, pois havia risco do rompimento da tubulação de vapor.

A UnB terá de comprar refeições prontas para continuar oferecendo alimentação aos alunos. Somente os moradores da Casa do Estudante Universitário serão beneficiados, pois existe um contrato que garante o direito a esses alunos. Para os demais estudantes, existe um processo de terceirização para o fornecimento de comida pronta. Algumas empresas já apresentaram as propostas para a licitação.

De acordo com a diretora do RU, Cristiane Moreira, o parecer do Centro de Manutenção de Equipamentos (CME) revelou que a tubulação que leva o vapor da caldeira para a cozinha do RU está corroída. "Uma solda foi improvisada no local onde havia um vazamento. Como o problema persistiu, o CME recomendou que fosse desativado", explica a diretora. Sem o equipamento, não é possível cozinhar alimentos em grande quantidade ou a higienização dos pratos e talheres.

O vapor que vem das caldeiras possui altas pressão e temperatura, o que apresenta risco a funcionários e à população. "Essa caldeira já tem mais de 30 anos, foi adquirida junto com a inauguração do prédio. O recomendado é que o restaurante tenha duas caldeiras funcionando, mas uma delas, a mais nova,quebrou e não foi consertada", revela Cristiane.

Em 2006, um novo processo foi aberto para a aquisição de uma nova caldeira. A prefeitura do Campus propôs que o equipamento não deveria ser abastecido por energia elétrica, devido ao grande consumo. O processo foi arquivado em 2009 e não foi reaberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação