Helena Mader
postado em 31/07/2010 07:00
Na comemoração de seu cinquentenário, Brasília recebeu mais de 800 convidados de 180 países. A reunião do Comitê de Patrimônio da Unesco, que começou no último domingo e segue até terça-feira, transformou a cidade na capital mundial das discussões sobre o tema. O destino de monumentos, cidades ou parques nacionais relevantes para toda a humanidade está sendo debatido aqui. À frente desse trabalho está o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que, em julho do ano passado, foi eleito para presidir o Comitê da Unesco por um ano.
Nesta 34; reunião da entidade, o Brasil teve papel relevante. E não foi apenas pelo fato de sediar o evento. O país atuou diretamente em negociações para incluir e retirar novos sítios da lista de bens classificados como patrimônio mundial da humanidade e até mesmo para buscar a conciliação entre países vizinhos que discordavam sobre a gestão de sítios localizados em suas fronteira ; caso da Tailândia e do Camboja. O protagonismo brasileiro no setor rendeu outros benefícios, como a instalação de um centro de formação de gestores em patrimônio no Rio de Janeiro, o sexto certificado pela Unesco em todo o mundo.
Confira trechos da entrevista com o ministro Jucá Ferreira sobre a reunião do Comitê de Patrimônio da Unesco e sobre o tombamento de BrasÃlia